Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Campi > Páginas > Internacional > Internacional > Estudantes podem iniciar intercâmbio para os Estados Unidos em 2018
Início do conteúdo da página

Estudantes podem iniciar intercâmbio para os Estados Unidos em 2018

Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2017, 16h26

A proposta faz parte do protocolo de intenções assinado entre o IFAC e a NOVA

Estudantes do Instituto Federal do Acre (IFAC) poderão iniciar intercâmbio para os Estados Unidos a partir de 2018. A expectativa, conforme explica a reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, se deve ao protocolo de intenções assinado, na última semana, com a Northen Virginia Community College (NOVA), instituição de ensino localizada na Virgínia.

De acordo com a reitora, inicialmente o edital será voltado para seleção de alunos dos cursos técnicos Integrados, como também para os docentes da instituição, que farão o acompanhamento dos estudantes durante as atividades de intercâmbio. A expectativa é de que as atividades tenham duração de um mês e sejam destinadas ao aprimoramento da língua inglesa.

Outra proposta, que também será trabalhada entre o IFAC e a NOVA, é o lançamento de edital para que os estudantes cursem um semestre letivo na instituição norte-americana. “Este modelo seria semelhante ao que já realizamos com nossos alunos que são enviados para o Instituto Politécnico de Castelo Branco, em Portugal. Por já trabalharmos dessa maneira, isso auxiliará nossas ações com a NOVA”.

Atualmente, o Programa de Mobilidade Estudantil do IFAC conta com parceria com instituições de educação de Portugal, Peru e, a mais recente, Estados Unidos. O projeto de intercâmbio no Instituto Federal do Acre, desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (DSAES), teve início em 2015 e conta com mais de R$ 420 mil em investimentos.   

“Durante as reuniões também fizemos apresentações sobre o trabalho desenvolvido pelo IFAC por meio das aulas, projetos, pesquisas, além de também contextualizarmos os gestores da NOVA sobre a realidade socioeconômica de nosso Estado. A visita à instituição da Virgínia superou nossas expectativas, além de ter sido bastante proveitosa em relação a trazermos resultados para o Instituto”, reforçou Rosana Cavalcante dos Santos.

Bolsas integrais

Segundo a reitora do IFAC, além da assinatura do protocolo de intenções junto com a NOVA, o governo da Virgínia também integrou o processo de parceria com o Instituto Federal do Acre. A partir de 2018, três estudantes do IFAC receberão bolsas integrais para cursarem um ano de estudos junto à Northen Virginia Community College. “Todas as despesas serão custeadas pelo governo da Virgínia. Essa parceria foi mais um dos resultados obtidos durante nossa visita e devido ao IFAC ter mostrado aos gestores norte-americanos o propósito de melhorias que queremos para a educação de nossos alunos”.

 

Diretor de Relações Internacionais do IFAC, Luiz Eduardo Guedes Conceição, também integrou as visitas e reuniões realizadas com a NOVA. Para ele, que também é professor de Língua Inglesa no Instituto, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão para ampliar as ações de intercâmbio é uma forma de oportunizar um melhor ensino e experiências aos estudantes.

“Este é mais um passo rumo à internacionalização de nossa instituição, onde o aluno, o servidor e toda a comunidade acadêmica só tem a ganhar. Oportunizar essas experiências que temos em outros países aos alunos é mais que uma vontade, é um sonho na transformação da nossa sociedade, através da quebra de fronteiras políticas, culturais e geográficas”, ressaltou Luiz Eduardo Guedes.

NOVA

Criada em 1965, a Northen Virginia Community College iniciou suas atividades com pouco mais de 760 estudantes, porém atualmente é uma instituição que soma seis campi espalhados pelo estado da Virgínia, três centros de ensino e ainda uma unidade de aprendizado online, denominada Extended Learning Institute.

Para conhecer mais sobre a NOVA, acesse https://www.nvcc.edu.

Leia mais: 

Visitas em Brasília ampliam diálogo para internacionalização do IFAC

IFAC investe mais de R$ 420 mil em programa de mobilidade

Fim do conteúdo da página