Você está aqui: Página inicial > Campi > Páginas > Internacional > Internacional > Estudantes podem iniciar intercâmbio para os Estados Unidos em 2018

Estudantes podem iniciar intercâmbio para os Estados Unidos em 2018

Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2017, 16h26

A proposta faz parte do protocolo de intenções assinado entre o IFAC e a NOVA

Estudantes do Instituto Federal do Acre (IFAC) poderão iniciar intercâmbio para os Estados Unidos a partir de 2018. A expectativa, conforme explica a reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, se deve ao protocolo de intenções assinado, na última semana, com a Northen Virginia Community College (NOVA), instituição de ensino localizada na Virgínia.

De acordo com a reitora, inicialmente o edital será voltado para seleção de alunos dos cursos técnicos Integrados, como também para os docentes da instituição, que farão o acompanhamento dos estudantes durante as atividades de intercâmbio. A expectativa é de que as atividades tenham duração de um mês e sejam destinadas ao aprimoramento da língua inglesa.

Outra proposta, que também será trabalhada entre o IFAC e a NOVA, é o lançamento de edital para que os estudantes cursem um semestre letivo na instituição norte-americana. “Este modelo seria semelhante ao que já realizamos com nossos alunos que são enviados para o Instituto Politécnico de Castelo Branco, em Portugal. Por já trabalharmos dessa maneira, isso auxiliará nossas ações com a NOVA”.

Atualmente, o Programa de Mobilidade Estudantil do IFAC conta com parceria com instituições de educação de Portugal, Peru e, a mais recente, Estados Unidos. O projeto de intercâmbio no Instituto Federal do Acre, desenvolvido pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (DSAES), teve início em 2015 e conta com mais de R$ 420 mil em investimentos.

“Durante as reuniões também fizemos apresentações sobre o trabalho desenvolvido pelo IFAC por meio das aulas, projetos, pesquisas, além de também contextualizarmos os gestores da NOVA sobre a realidade socioeconômica de nosso Estado. A visita à instituição da Virgínia superou nossas expectativas, além de ter sido bastante proveitosa em relação a trazermos resultados para o Instituto”, reforçou Rosana Cavalcante dos Santos.

Bolsas integrais

Segundo a reitora do IFAC, além da assinatura do protocolo de intenções junto com a NOVA, o governo da Virgínia também integrou o processo de parceria com o Instituto Federal do Acre. A partir de 2018, três estudantes do IFAC receberão bolsas integrais para cursarem um ano de estudos junto à Northen Virginia Community College. “Todas as despesas serão custeadas pelo governo da Virgínia. Essa parceria foi mais um dos resultados obtidos durante nossa visita e devido ao IFAC ter mostrado aos gestores norte-americanos o propósito de melhorias que queremos para a educação de nossos alunos”.

Diretor de Relações Internacionais do IFAC, Luiz Eduardo Guedes Conceição, também integrou as visitas e reuniões realizadas com a NOVA. Para ele, que também é professor de Língua Inglesa no Instituto, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão para ampliar as ações de intercâmbio é uma forma de oportunizar um melhor ensino e experiências aos estudantes.

“Este é mais um passo rumo à internacionalização de nossa instituição, onde o aluno, o servidor e toda a comunidade acadêmica só tem a ganhar. Oportunizar essas experiências que temos em outros países aos alunos é mais que uma vontade, é um sonho na transformação da nossa sociedade, através da quebra de fronteiras políticas, culturais e geográficas”, ressaltou Luiz Eduardo Guedes.

NOVA

Criada em 1965, a Northen Virginia Community College iniciou suas atividades com pouco mais de 760 estudantes, porém atualmente é uma instituição que soma seis campi espalhados pelo estado da Virgínia, três centros de ensino e ainda uma unidade de aprendizado online, denominada Extended Learning Institute.

Para conhecer mais sobre a NOVA, acesse https://www.nvcc.edu.

Visitas em Brasília ampliam diálogo para internacionalização do IFAC

IFAC investe mais de R$ 420 mil em programa de mobilidade