Você está aqui: Página inicial > Campi > Páginas > Internacional > Internacional > Alunos do IFAC poderão conhecer trabalho do New York Botanical Garden

Alunos do IFAC poderão conhecer trabalho do New York Botanical Garden

Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2017, 15h05

Expectativa é de que seja ampliada parceria com a instituição, que é a maior referência botânica do mundo

Estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal do Acre (IFAC), das áreas ambientais, também poderão realizar intercâmbio nos Estados Unidos (EUA). A expectativa é de que com a ampliação da parceria com o Botanical Garden, localizado em Nova Iorque, os alunos do IFAC possam conhecer as ações desenvolvidas na instituição norte-americana.

“Em 2015, recebemos a visita do biólogo Douglas Charles Daly, que é diretor de um dos programas desenvolvidos no Botanical Garden. Nessa época, iniciamos os trabalhos de parceria, por meio da oferta de um curso para capacitar nossos docentes, e outros profissionais do Estado, na área de identificação botânica. Na última semana, visitamos a unidade em Nova Iorque e abordamos novas possibilidades de trabalho, como é o caso da realização do intercâmbio de nossos alunos ao Botanical Garden. A ideia é de que os estudantes do IFAC possam conhecer a estrutura e o trabalho desenvolvido em Nova Iorque”, explicou a reitora.

Fundado em 1891, o Botanical Garden é atualmente a maior referência botânica do mundo, além de ser também uma instituição educacional e ainda uma organização de pesquisa científica. A unidade conta com material orgânico e informações da flora mundial, que podem ser acessadas, gratuitamente, através do portal www.nybg.org.

Obra

Rosana Cavalcante dos Santos também entregou a Douglas Daly o primeiro exemplar do livro “Etnobotânica e Botânica Econômica no Acre”, que será lançado ainda este ano. A obra, que conta com a participação de vários pesquisadores, incluindo a reitora do IFAC, é financiada pelo Centro Vocacional de Tecnologia em Agroecologia do Acre (CVT Agroecologia). Com a disponibilização do material, este passa agora a fazer parte da biblioteca da unidade norte-americana.

Encontro

No próximo mês, professores do IFAC, além de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Acre), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Universidade Federal do Acre (UFAC), se reúnem para dar andamento aos trabalhos realizadas pelo curso de identificação botânica, por meio de um grupo de pesquisa. A expectativa é de que, após o encontro entre os profissionais, o biólogo Douglas Daly também visite o IFAC.

“É de extrema importância a participação de nossos professores no curso de identificação botânica disponibilizado pelo Botanical Garden, pois estes serão multiplicadores de conhecimento aos nossos alunos, como também para a comunidade”, ressaltou Rosana Cavalcante dos Santos.