Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > Colação de Grau
Início do conteúdo da página

Colação de Grau

Escrito por luiz.junior | Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 14h08

Índice de Artigos

Informações gerais:

A Colação de grau é um cerimonial solene e cívico. Isso significa dizer que exige o cumprimento das normas aqui apresentadas, buscando não incorrer em deslizes protocolares. A colação de grau compete à Instituição Federal, devendo ser organizada pelo setor responsável por eventos.               

As demais etapas da formatura, como as atividades festivas e religiosas, são de responsabilidade da comissão de formatura.                

A solenidade de outorga de grau, denominada Colação de Grau, é o ato oficial, público e obrigatório, por meio do qual o aluno, formando curso de graduação, presencial ou a distância, recebe o grau ao qual tem direito por ter concluído o curso superior.

Em nenhuma hipótese, a outorga de grau é dispensada e, por oficializar a conclusão do curso, é pré-requisito para emissão e registro do diploma.

Existem dois tipos de Colação de Grau: Sessão Solene de Colação de Grau e Colação de Grau em Gabinete.

  • Sessão Solene de Colação de Grau: O aluno participará de todos os procedimentos e solenidade pública, conjuntamente com a Comissão de Formatura.
  •  Colação de Grau em Gabinete: Colação de grau em separado será realizada, em casos excepcionais, mediante requerimento junto ao Gabinete da Reitoria, com as devidas justificativas, para análise e parecer.
 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página