Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > Cerimonial e Eventos
Início do conteúdo da página

Cerimonial e Eventos

Escrito por luiz.junior | Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2016, 12h07

 

   Na realização das solenidades de colação de grau e certificações, o Ifac adota como referência a Ordem de Serviço Nº 001, publicada em 08 de agosto de 2019, que estabelece normas sobre as solenidades com base no Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972, e no Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 2ª edição/2017.  

   A normatização tem como objetivo orientar os alunos, gestores, comissões e representantes de turmas sobre as normas, procedimentos acadêmicos e protocolares, referentes aos cursos técnicos integrados, técnicos subsequentes, cursos de formação inicial e continuada (FIC), Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), bem como cursos superiores em tecnologia, licenciatura e bacharelado nas modalidades presenciais e a distância do Ifac. 

O Ifac também faz uso das legislações inerentes às práticas protocolares e outros:

Decreto 70.274, de 9 de março de 1972, que aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência.

Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais e dá outras providências.

O que é Cerimonial?

- O cerimonial é uma sequência de atos estabelecidos com a finalidade de ordenar, roteirizar o desenvolvimento de qualquer evento, ato solene ou comemoração pública, promovendo a harmonia dos participantes, utilizando-se de procedimentos como hierarquia, ordem, cortesia, respeito e, sobretudo, o bom senso.

O que é Protocolo?

- O protocolo é o conjunto de normas estabelecidas para serem utilizadas nas cerimônias, ou seja, é uma ferramenta para a execução do cerimonial sob as regras da diplomacia, tais como a ordem geral de precedência.

 

 

Download do Formulário - Colação de Grau (Cerimônia realizada somente para estudantes concluintes em cursos superiores);
Download do Formulário - Certificação (Cerimônia realizada somente para estudantes concluintes em cursos técnicos Integrados, Subsequentes e em Educação à Distância);
Download do Formulário - Eventos em Geral;

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página