Você está aqui: Página inicial > Comitê Central COVID-19 > Estudantes cultivam peixes ornamentais em casa
covid-19

Estudantes cultivam peixes ornamentais em casa

Alunas do Curso Técnico de Recursos Pesqueiros são acompanhadas pelos professores do campus Cruzeiro do Sul

• Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2020, 17h41
  • Última atualização em Terça, 07 de Abril de 2020, 21h24

Alunas do curso Técnico Subsequente em Recursos Pesqueiros do campus Cruzeiro do Sul estão realizando atividades em casa com a orientação do professor Ellan Fernandes. As atividades são relacionadas com a disciplina de Cultivo e Captura de Peixes Ornamentais (2º período). O objetivo das atividades é minimizar o impacto da suspensão de aulas durante os dias de quarentena e dar continuidade ao aprendizado.

Rosane Pereira e Thalyta Oliveira produziram alimento vivo (microvermes) e estão se dedicando na reprodução de guppys e betas.

Está sendo uma experiência ótima. Gostamos muito dessa atividade com peixes ornamentais. Sempre tivemos curiosidade sobre como fazer a reprodução deles e agora com a ajuda e as dicas do professor Ellan estamos tendo a oportunidade de colocar isso em prática. Além disso, levamos isso como uma terapia no nosso dia a dia”, comentam.

Segundo professor Ellan Fernandes, “o desenvolvimento dessas atividades são importantes para monstrar que não estamos de férias, professores e alunos têm que mostrar também produtividade.”

Para a coordenadora do curso de Recursos Pesqueiros, Márcia Simões, “Como instituição de ensino devemos cuidar dos alunos, enviando atividades para que continue o convívio, o interesse e que o aluno possa fazer coisas novas e ocupar a mente durante esses dias difíceis pelo qual a humanidade está passando”.

Ainda segundo a coordenadora, há pesquisas atestando que ter um aquário com peixes ornamentais em casa pode melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além de ser um excelente aliado para ampliar o aprendizado dos alunos e uma excelente oportunidade econômica, o aquarismo ou a simples observação do movimento dos peixes pode reduzir a pressão sanguínea, os níveis de estresse e ansiedade em adultos e crianças, além de proporcionar melhorias no bem-estar físico e psíquico também de idosos.

Com informações da professora Marcia – campus Cruzeiro do Sul