Você está aqui: Página inicial > Comitê Central COVID-19 > Aplicativo desenvolvido pelo Ifac para auxiliar no combate à Covid-19 é apresentado ao Governo do Estado
covid-19

Software foi apresentado ao governador Gladson Cameli pela reitora Rosana Cavalcante durante webconferência nesta terça-feira (12/05)

• Publicado: Quarta, 13 de Mai de 2020, 08h06
  • Última atualização em Sábado, 16 de Mai de 2020, 18h14

O aplicativo Previna, que está sendo desenvolvido por servidores e estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) e que irá contribuir no combate ao novo coronavírus (Covid-19), será lançado no mês de junho. A ferramenta foi apresentada ao governador Gladson Cameli e ao secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, na tarde dessa terça-feira (12.05), durante assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ifac e o Governo do Estado.

O novo software, que também poderá ser utilizado posteriormente no combate e prevenção de outras doenças, como dengue, malária e febre amarela, irá reunir serviços e informações, como também criar um canal direto entre o Governo do Estado e a comunidade. “De forma simples e rápida, as pessoas poderão ter inúmeras informações e serviços disponibilizados em apenas um canal. Acreditamos que, a partir do desenvolvimento desse trabalho, vamos poder minimizar os problemas causados pela Covid-19 no Acre”, destaca o docente do Ifac e gerente do projeto do aplicativo Previna, Marlon Teixeira.

Além de fornecer informações à comunidade, o Previna também contará com um serviço de autodiagnostico, que poderá ser utilizado pela população. A partir de perguntas que integram o aplicativo do Sistema Único de Saúde (SUS) e que também têm sido utilizadas em softwares de outros estados brasileiros, o usuário chegará a um resultado de provável ou não contaminação pelo novo coronavírus.

“Ao mesmo tempo em que essa informação é dada ao usuário do aplicativo que respondeu o questionário, ela também será registrada, automaticamente, no banco de dados da Secretaria de Estado de Saúde. A partir daí, os gestores públicos poderão entrar em contato com a essa pessoa reforçando a necessidade de sua ida ou não até uma unidade de saúde. Dessa forma, a Sesacre poderá ter um contato mais ágil e direto com esse possível paciente. O Previna é um aplicativo que será muito útil, tanto para as instituições estaduais, como também para a população”, reforçou Marlon Teixeira.

De acordo com a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, a elaboração do aplicativo Previna faz parte das demandas da Secretaria de Estado de Saúde ao Ifac, como também integra as ações presentes no Acordo de Cooperação Técnica assinado pelo Governo do Estado e o Instituto Federal do Acre. Além do novo software, a parceria também prevê a produção e fabricação de EPIs e EPCs, para proteção de profissionais de saúde e demais pessoas que estejam trabalhando no combate à Covid-19.

“Estamos vivendo um momento sem precedentes e não tenho dúvidas de que, para combater a Covid-19, a ciência e a tecnologia são mais do que necessárias. Junto a isso, também existe um sentimento de solidariedade e cooperação presente em todos nós, a sociedade e instituições. Esse é o papel do Ifac. Estamos a serviço da comunidade, seja através do ensino, da ciência, da educação, e sobretudo imbuídos de um sentimento que nos motiva e que é maior que tudo, sentimento de ser solidário ao próximo, de estarmos presentes e atuantes na luta pela vida”, ressaltou Rosana Cavalcante dos Santos.

De acordo com o governo do Acre, Gladson Cameli, o aplicativo desenvolvido pelo Ifac vai contribuir e facilitar a vida da população acreana. “Quero parabenizar o Ifac pelo desenvolvimento dessa nova ferramenta. É um momento de unir nossos esforços, unir o que temos de melhor para oferecer à sociedade. As pessoas estão colaborando de diversas formas e como podem. Isso mostra o quanto todos estão juntos e contribuindo. A união de forças vai auxiliar no enfrentamento desse momento e dessa pandemia. O aplicativo é para esse momento e após essa pandemia. Imagine o quanto esse aplicativo vai nos ajudar diante a nossa economia. O Estado precisa aproveitar a expertise do Ifac e está fazendo isso. Quero agradecer, mais uma vez, essa parceria”.

Conforme explica o secretário Estado de Saúde do Acre, Alysson Bestene, todos os setores da pasta estão trabalhando na prevenção e no enfrentamento da pandemia no Estado. Ainda segundo ele, o aplicativo que o Ifac está desenvolvendo será um mecanismo importante para auxiliar os técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde, nas orientações para a população das áreas sob forte incidência de casos da doença. O novo software também irá colaborar com medidas que vão evitar o alastramento do vírus.

“Sem dúvidas é uma tecnologia fundamental, que estará aliada às demais ações, pois facilita, de uma maneira muito prática e rápida, nossa ação direta nos focos de contaminação pelo coronavírus. Além disso, o aplicativo vai permitir a antecipação de medidas preventivas e pontuais em determinadas comunidades. O Ifac mais uma vez demonstra seu compromisso social e que também está na vanguarda das mais avançadas tecnologias para o serviço da população, sobretudo, neste momento tão difícil pelo qual estamos todos passando”, ressaltou o secretário de Saúde.

O Previna conta com suporte da Incubadora de Empreendimentos do Ifac (Incubac) e apoio financeiro da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC). Também integram a equipe de desenvolvimento do aplicativo, os servidores do Ifac, Reinaldo Maia Siqueira, Marcelo Maia Gomes Florentino, Pedro Raimundo Soares de Souza, e os estudantes Júlio Cesar da Silva Rodrigues, Anderson Araújo Ferreira e Luís Antônio Lima Santiago.

(Fotos: Marcos Vicentti/Secom e Devanir Araújo/Ifac)