Você está aqui: Página inicial > Comitê Central COVID-19 > Plano do Ifac de enfrentamento à pandemia é apresentado aos gestores
covid-19

Plano do Ifac de enfrentamento à pandemia é apresentado aos gestores

Plano de trabalho elaborado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) visa discutir a Política de Ensino do Ifac no contexto da pandemia e pós-pandemia do novo Coronavírus

• Publicado: Quarta, 20 de Mai de 2020, 12h00
  • Última atualização em Sexta, 22 de Mai de 2020, 08h36

Em reunião do Colégio de Dirigentes realizada nesta quarta-feira (20.05) a Pró-reitora de Ensino do Instituto Federal do Acre (Ifac), Lucilene Acácio, apresentou aos gestores o plano de trabalho que será desenvolvido pela instituição visando a construção da Política de Ensino para enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Durante a apresentação foi explicado que o plano de trabalho tem como objetivo construir diretrizes de ensino para o novo cenário educacional e social no país e no Ifac, na perspectiva da formação humana integral. O plano será desenvolvido em três etapas, com a realização de diagnóstico para identificar a situação de cada aluno no Ifac, bem como reunir todos os gestores de ensino para discutir a realidade da instituição.

Consta do plano de trabalho, também, a construção de propostas de trabalho pelos campi, que serão apresentadas através de painéis, e finalmente, a elaboração das diretrizes para a Política de Ensino em um cenário de pandemia e pós-pandemia da Covid-19.

Ainda durante a apresentação da Proen a pró-reitora de Ensino informou aos gestores que será ofertado o curso de capacitação de formação inicial em EaD para todos os servidores da instituição, através do Centro de Referência em Educação a Distância e Formação Continuada (Cread) resultado da cooperação técnica entre o Ifac com o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT).

Formação de Gestores de Ensino

A primeira ação a ser desenvolvida pela Proen será a Formação de Gestores de Ensino, que ocorrerá entre os dias 26 a 29 de maio, quando será abordado o processo de ensino e aprendizagem no contexto da pandemia e pós-pandemia. Esta formação terá como tema central "Transformando o ato de ensinar e aprender no Ifac".

As inscrições estão sendo realizadas pelo Sistema de Eventos do Ifac (https://eventos.ifac.edu.br/) e seguem até o dia 22 de maio.

Clique aqui para fazer a inscrição

A formação é destinada para os servidores do Ifac que atuam na Proen, diretores de Ensino, coordenadores de cursos técnicos e superiores, além dos profissionais das Coordenações Técnico-Pedagógicas e dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Inscrição

Para se inscrever, o servidor deve acessar o site https://eventos.ifac.edu.br/ e efetuar o login. Na sequência, basta clicar no botão de acesso ao evento e em seguida realizar a inscrição, que conta com link disponível no canto superior esquerdo da página.

Toda a formação será realizada de forma remota, através da plataforma Google Classroom/Hangouts Meet.  Após efetuar a inscrição, o servidor receberá, em até dois dias, um e-mail com as informações para acessar a sala online do evento.

Clique aqui para acessar a programação

Programação

Além da apresentação do plano de trabalho para retomada das atividades de ensino no Ifac, o curso de Formação de Gestores de Ensino também contará com roda de conversa, mesa redonda, palestras e exposição de relatórios sobre o perfil socioeconômico dos estudantes e também de alunos com deficiência.

Após a apresentação do plano de trabalho, a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, disse que a ação é importante neste momento em que a instituição repensa a forma como atuar em um momento de pandemia. “Neste momento precisamos refletir sobre o papel do Ifac enquanto instituição da Rede Federal no contexto da pandemia, discutindo o processo de ensino e aprendizagem diante das limitações impostas pelo isolamento social”.

A participação de gestores, servidores e representantes de estudantes nas discussões foi destacada pela reitora Rosana Cavalcante. “Com as discussões coletivas o Ifac vai analisar as atividades de ensino neste período, como também refletir sobre o paradigma atual referente à construção de uma nova política de ensino para o Ifac”.