Você está aqui: Página inicial > Comitê Central COVID-19 > Ifac se reúne com DCE para falar sobre Política de Ensino na pandemia e pós pandemia
covid-19

Documento será apresentado na íntegra, nesta quarta-feira (20.05), ao Colégio de Dirigentes

• Publicado: Terça, 19 de Mai de 2020, 22h20
  • Última atualização em Quarta, 20 de Mai de 2020, 18h51

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, juntamente com a pró-reitora de Ensino (Proen), Lucilene Acácio, se reuniu com os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE/Ifac) para conversar sobre a construção coletiva da Política de Ensino para o momento de pandemia e pós-pandemia. Durante o encontro, que aconteceu na sexta-feira (15.05), também foi possível esclarecer dúvidas e questionamentos, que foram encaminhados pelos alunos dos cursos superiores.

“O Ifac é uma instituição muito cuidadosa no que faz. Em relação ao ensino, estamos buscando alternativas. As vidas são diferentes. Como instituição, temos o compromisso e responsabilidade de pensar em todos. Estamos trabalhando para encontrar um caminho em que todos vão ser contemplados”, ressaltou Rosana Cavalcante dos Santos.

A política está sendo coordenado pela Proen e será apresentado nesta quarta-feira (20.05), na íntegra, aos membros do Colégio de Dirigentes e será constituída de três fases, contará com a participação de gestores, docentes, técnicos administrativos e estudantes.

“Queremos construir um trabalho sólido e que contará com alternativas para curto, médio e longo prazos. Para isso, nossa proposta é desenvolver uma ação conjunta e coletiva, em que todos possam participar. Nessa perspectiva, nosso projeto de trabalho contará com três etapas: a primeira delas será um diagnóstico para identificar a situação de cada aluno no Ifac, como também reunir todos os gestores de ensino para discutir a realidade que temos na instituição. Na sequência, os campi vão construir propostas de trabalho, que serão apresentadas através de painéis. Por fim, iremos elaborar as diretrizes para a Política de Ensino desse momento no Ifac”, explicou Lucilene Acácio.

Ainda durante o encontro, a pró-reitora de Ensino destacou que, nos próximos dias, irá se reunir com os diretores de Ensino do Ifac para discutir propostas direcionadas aos estudantes do Ensino Médio, como também para os alunos dos cursos superiores.

Para a presidente do DCE do Instituto Federal do Acre (DCE/Ifac), Maria Liberdade do Nascimento, a reunião sobre o projeto de trabalho foi importante para esclarecer as dúvidas sobre as ações que estão sendo realizadas, como também para obtenção de informação, que serão repassadas para os demais estudantes da instituição.

Também integrou a reunião com o DCE, o diretor sistêmico de Assistência Estudantil (Dsaes), Edu Gomes, que destacou as ações desenvolvidas pela instituição para o pagamento de benefício aos estudantes, como o Auxílio Permanência e Auxílio Emergencial. Além disso, a Dsaes também reforçou a disponibilidade dos profissionais de Assistência Social e Psicologia para os estudantes nesse momento de pandemia.