Você está aqui: Página inicial
Assistência Estudantil

Auxílio permanência: concessão de valor financeiro mensal fixo, prioritariamente, ao estudante que comprove renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio ou que seja oriundo da rede pública de educação para complementação das despesas com transporte e alimentação, contribuindo para a permanência e êxito nos cursos do IFAC.

Auxílio monitoria – em parceria com a PROEN: destina-se à seleção de estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais do IFAC para concessão de auxílios para o exercício da função de monitor. Estes discentes estarão diretamente ligados ao processo ensino-aprendizagem, o que poderá despertá-los para docência.

Pró-esporte – em parceria com a PROEX: tem a finalidade de apoiar atividades de extensão, com ênfase em ações que contribuam para o desenvolvimento físico, mental e social, fortalecendo as ações permanência e êxito aos estudantes envolvidos com o esporte.

Pró-cultura – em parceria com a PROEX: tem a finalidade de apoiar atividades de extensão, com ênfase em Atividades Culturais e Artísticas que contribuam para o acesso à diversidade, saberes e experiências populares, gerando senso crítico, assim como também a diminuição das desigualdades sociais, fortalecendo as ações locais.

Mobilidade – PROEX: tem por objetivo contribuir para a formação acadêmica e humana do discente, considerando que o mesmo terá a experiência de estudar em uma instituição de ensino estrangeira e conviver com alunos de várias partes do mundo

Bolsas de pesquisa – em parceria com a PROINP:
1.        Estimular a realização de pesquisas científicas e tecnológicas inovadoras, capazes de agregar valores a conhecimentos tecnológicos de interesse da sociedade e de seus segmentos;

2.        Desenvolver a educação profissional e tecnológica através do processo investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;
3.        Consolidar e fortalecer os arranjos produtivos, sociais e culturais promovendo o desenvolvimento local e regional e o espírito crítico, voltado à investigação.

Apoio pedagógico (Ajudas de custo para aulas práticas, visitas técnicas, participações em eventos): dar suporte aos discentes do IFAC para a participação em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais considerando a promoção do conhecimento nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, conforme Nota Técnica 01/2015/DSAES.

Todos os estudantes regularmente matriculados no IFAC podem participar, entretanto, é necessário se atentar às exigências e critérios de cada Programa, que estarão descritos no Edital.

Como participar?

No Campus em que você estuda, existe um setor responsável pela execução da Política de Assistência Estudantil: o Núcleo de Assistência ao Estudante (NAES), composto por uma equipe técnica constituída por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e/ou técnicos em assuntos educacionais.

Para informações sobre critérios, período de inscrições, abertura de editais, dentre outras; você poderá procurar os profissionais do NAES, bem como, acessar as informações sobre Assistência Estudantil e editais de seleção disponibilizadas no site e nos murais de comunicação do seu campus.

Abaixo os formulários referentes ao processo seletivo deste programa.

Auxílio Permanência Auxílio Monitoria Ajuda de Custo
ANEXO 01 - Formulario Inscrição ANEXO 01 - Formulario Socieconomico.pdf ANEXO I - TERMO DE COMPROMISSO
ANEXO 02 - Relacao dos documentos para comprovacao da renda Per capita ANEXO 02 - Relacao dos documentos para comprovacao da renda Per capita ANEXO II - Modelo de Relatorio de Viagem
ANEXO 03 - Declaracao de Profissional Informal ANEXO 03 - Declaracao de Profissional Informal ANEXO V - FORMULARIO PCDP DISCENTE