Você está aqui: Página inicial
Campus Rio Branco

IFAC capacita servidores da Secretaria de Educação na plataforma Moodle

Parceria proporcionará a capacitação de 30 servidores do estado em curso com aulas presenciais e a distância

• Escrito por jaqueline.oliveira
  • Publicado: Quarta, 26 de Abril de 2017, 13h04

O Instituto Federal do Acre (IFAC), através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), realizou na terça-feira (25.04), aula inaugural do curso de Capacitação para Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com a plataforma Moodle. O treinamento, que será ministrado por docentes do IFAC, é fruto de parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e proporcionará a capacitação de 30 servidores do órgão estadual. A aula inaugural contou com a presença do diretor geral do campus Rio Branco, Wemerson Fittipaldy de Oliveira, do pró-reitor de Extensão do IFAC, Fábio Storch e da diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio.

A iniciativa partiu de uma demanda da SEE, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), responsável por apoiar o processo de introdução da tecnologia nas escolas públicas. A formação visa capacitar os participantes na utilização do Moodle de maneira que possam desempenhar as atividades pertinentes aos cursos ofertados no ensino a distância com autonomia sobre suas práticas e responder às demandas do seu cotidiano de trabalho.

“Essa capacitação vai envolver as diretorias de Inovação e de Ensino e o próprio Núcleo de Tecnologia da SEE. Diante disso, nós reunimos alguns professores da área de Informática que têm expertise e vão apresentar o Ambiente de Aprendizagem do Moodle desde a implementação da plataforma, sua administração até como montar turmas e polos. Então será um curso completo para gestores e iniciantes”, destacou a diretora de Articulação com a Sociedade, Luana Melo.

O professor do campus Rio Branco, Rodrigo Silva Souza, explicou como será a formação. “O curso será aplicado em dois módulos, sendo eles de instalação e de configuração da plataforma, para que os participantes entendam como funciona essa parte. Vamos mostrar como configurar plano de curso, criar cursos na plataforma, módulos, utilizar o recurso de questionário, enfim, como fazer a plataforma acontecer para os alunos do ensino a distância”, compartilhou o docente. Além do professor Rodrigo Souza, também fazem parte do projeto os docentes Dirceu Pereira de Lima, Diego Canizio Lopes e Luana Melo, todos da área de Informática.

Para o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, o curso reafirma a vocação do Instituto na extensão, em um projeto que proporcionará melhorias para a educação no Acre. “Ficamos muito felizes com mais uma atividade sendo realizada com a SEE, uma grande parceira, na abertura deste curso de Moodle, o qual os professores Dirceu, Rodrigo, Diego e Luana, prontamente abraçaram e institucionalizaram o projeto para, assim, ofertar o curso para servidores da Educação reafirmando nossa missão extensionista”, salientou Fábio Storch.

As aulas presenciais da capacitação para Uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem ocorrerão no Laboratório de Informática do campus Rio Branco. A previsão é que o curso seja finalizado até o dia 28 de maio, totalizando 60 horas.