Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Campus Avançado Baixada do Sol

Troca de saberes marca 13ª Semana dos Alimentos Orgânicos

Evento realizado pela Comissão da Produção Orgânica do Acre proporcionou interação entre produtores e estudantes aproximando teoria da prática

  • Escrito por Jaqueline Oliveira | Fotos: Jaqueline Oliveira
  • Publicado: Terça, 06 de Junho de 2017, 12h51

 

Ao longo de uma semana com diversas atividades educativas com participação de estudantes, professores e produtores rurais, foi realizada a 13ª Semana dos Alimentos Orgânicos. Minicursos, dia de campo, feira de produtos orgânicos e café agroecológico, além do lançamento do livro Feijões do Vale do Juruá pela Editora IFAC foram algumas das atividades do evento realizado pela Comissão da Produção Orgânica do Acre (CPOrg/AC) e que teve o encerramento realizado na segunda-feira (05.06) data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O encerramento da semana ocorreu no campus Baixada do Sol, do IFAC com atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A cerimônia realizada, no período da manhã e da tarde, contou com palestra sobre alimentação saudável com a nutricionista Cláudia Pádua. Também foi realizado mutirão de organização e por fim, todos os presentes degustaram do Café Agroecológico com frutas da região, doces, sucos, açaí, refeições preparadas com macaxeira, entre outros produtos.

A reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, participou da semana e também esteve presente no encerramento. Ela destacou o papel do Instituto Federal do Acre na divulgação e valorização do sistema agroecológico de produção no estado com a oferta dos cursos técnico e de tecnologia em Agroecologia.

“A Semana dos Alimentos Orgânicos acontece no Brasil inteiro e, especialmente aqui no Acre este evento tem um papel importantíssimo, pois mais de 70% da nossa produção é da agricultura familiar. E hoje, só o fato dos produtores trabalharem com agricultura familiar não dá a credencial do alimento saudável. Então, o Instituto tem uma contribuição, pois nós formamos profissionais técnicos e tecnólogos em Agroecologia que podem assistir esses produtores. Podemos destacar ainda que o perfil agroecológico do aluno que sai do IFAC é muito diferenciado porque, além da perspectiva do alimento saudável, a gente também entra com o socialmente justo e com o ambientalmente sustentável”, salientou a gestora.

Troca de saberes

A programação da 13ª Semana dos Alimentos Orgânicos contou com um dia de campo com o Grupo de Agricultores Ecológicos do Humaitá, próximo a Porto Acre. Os estudantes do curso técnico em Agroecologia participaram da atividade na quarta-feira (31.05) acompanhados de professores e técnicos do campus Baixada do Sol. A visita às propriedades também teve a participação do superintendente Federal De Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Acre (SFA/AC), Luziel Carvalho e do coordenador substituto da CPOrg/AC, Flávio Quental, da ONG WWF-Brasil.

Na visita às propriedade dos agricultores Valdir de Souza e Marcos Araújo de Lima, os alunos do IFAC tiveram a oportunidade de interagir com perguntas e comentários, além da chance de ver de perto os conceitos aprendidos na sala de aula, como observou a aluna do 1º período de Agroecologia, Rayele Paiva. “O dia foi bem proveitoso para a gente ver o que aprendemos na aula teórica dentro de sala. Na prática, a gente vê como cada pessoa faz. Por exemplo, na chácara do seu Valdir é de uma maneira e aqui já é outra. Assim a gente pode buscar mais informações fazendo perguntas para as pessoas que aprenderam na prática”, destacou.

Os estudantes de Agroecologia puderam observar as plantações com manejo de leguminosas como adubo verde, a diversidade de culturas e de práticas permitidas no sistema agroflorestal. A visita foi guiada pelos produtores que explicaram as técnicas que usam para diferentes plantios.

A estudante do 3º período, Alana Monte, comentou sobre a interação dos agricultores. “O que eu achei interessante foi a união do grupo porque, pelo menos em outras comunidades que eu visitei, eu não via um grupo assim tão unido. Isso é muito bom até para a agricultura deles porque vem um [agricultor], traz conhecimento de outro canto, vem e fala para os outros 'ah isso para mim deu certo', enfim, eles vão se ajudando”, disse.

Coordenadora do curso técnico em Agroecologia, a professora Joana Dias também destacou essa característica do grupo: “Os agricultores visitam as áreas dos outros e dão sugestões de práticas. É uma troca onde um vai passando para o outro que, além de permitir que se conheçam as áreas, há uma construção de confiança entre as pessoas do grupo e também serve para um ensinar o outro, aprender com a experiência do outro. O Seu Valdir falou ‘eu aprendi pela minha experiência’, então ele soma a dele com a dos outros e aí é muito mais conhecimento”, salientou.

Durante a atividade, os participantes tiveram uma roda de conversa. O agricultor Ermelino Ribeiro da Silva falou para os estudantes sobre a importância que o consumidor tem na produção dos alimentos orgânicos. “Nós financiamos os sistemas que aí estão. Se a gente compra do supermercado, estamos financiando o produtor que expõe o produto dele no supermercado. Se a gente se voltar para comprar o produto desses produtores aqui, nós passamos a financiar eles e permitir que continuem tirando seu sustento daqui e melhorando a cada dia. Então cada um de nós somos responsáveis para que isso cresça”, ressaltou o produtor.

Ainda na programação da semana, estudantes interagiram com os produtores e a comunidade de Rio Branco na feira de produtos orgânicos realizada no sábado (03.06). Além da comercialização dos produtos, a manhã foi embalada pelo projeto “Som na Feira Orgânica” que levou música para o espaço.

Veja mais fotos na página do Flickr

Relembre a participação do IFAC em edições anteriores da Semana:

Semana de Alimentos Orgânicos começa com arborização do Câmpus Rio Branco

Palestras abrem a 10ª Semana de Alimentos Orgânicos no Acre

IFAC participa da abertura da 11ª Semana dos Alimentos Orgânicos

IFAC participa da Semana dos Alimentos Orgânicos organizada pela CPOrg-AC

Fim do conteúdo da página