Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > O que é?
Início do conteúdo da página
Assistência Estudantil

O que é?

  • Escrito por luiz.junior
  • Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2016, 12h22

A Assistência Estudantil do IFAC composta pelas equipes técnicas da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (órgão gestor) e do Núcleos de Assistência ao Estudante dos campi tendo como arcabouço a Política de Assistência Estudantil (PAES) que é pautada no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

A Política de Assistência Estudantil - PAES trata de um conjunto de princípios e diretrizes que visam diminuir as desigualdades sociais no âmbito educacional, garantindo o acesso à educação de qualidade, a permanência e conclusão de curso dos estudantes do IFAC, agindo de forma preventiva nas situações de retenção e evasão, baseado no direito que todos têm de satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem, de participação social e de continuidade em todos os níveis de ensino para que o direito e o acesso à educação, de fato, se realize.

 A busca por essa garantia se dá através de ações que poderão ser desenvolvidas nas seguintes áreas, conforme decreto 7.234/10:

I - moradia estudantil;

II - alimentação;        

III - transporte;

IV - atenção à saúde;

V - inclusão digital;

VI - cultura;

VII - esporte;

VIII - creche;

IX - apoio pedagógico; e

X - acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

 

Dentre as várias atribuições, destacam-se, conforme Resolução nº 33:

  1. Promover o acesso, a permanência e a conclusão de cursos, com vistas à inclusão social e democratização do ensino.
  2. Criar programas de auxílio e acompanhamento aos educandos objetivando a prevenção dos índices de retenção e evasão.

III. Promover a inclusão social fomentando igualdade de oportunidades entre os discentes.

IV Estimular a formação integral, a criatividade, a reflexão crítica, a inserção nas atividades e o fomento nas ações: culturais, esportivas, artísticas, políticas, científicas e tecnológicas.

  1. Estimular os discentes à participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão visando produção do conhecimento científico.
Fim do conteúdo da página