Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Programas Especiais > PRONATEC > Pronatec realizada mais uma etapa de certificações no Vale do Juruá
PRONATEC

Pronatec realizada mais uma etapa de certificações no Vale do Juruá

Sete cursos em áreas distintas foram ofertados na Resex Riozinho da Liberdade, em Cruzeiro do Sul

• Publicado: Segunda, 10 de Julho de 2017, 02h22
  • Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2017, 09h27

A capacitação profissionalizante tem contribuído para o fortalecimento da economia dos produtores rurais no Vale do Juruá. É nesse cenário que a equipe do Instituto Federal do Acre (Ifac), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), concluiu o calendário de certificações na região.

Ao todo, 169 estudantes da Reserva Extrativista (Resex) Riozinho da Liberdade receberam a qualificação profissional em Avicultor, Criador de Peixes em Viveiros Escavados, Piscicultor, Suinocultor, Produtor Familiar de Cana-de-açúcar, Meliponicultor e Aquicultor.

A gestora da Resex Riozinho da Liberdade pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sabina Mendonça, falou da importância da capacitação para as comunidades rurais. “Foram ofertados sete cursos pelo Pronatec na Resex. Eles irão ajudar os moradores a conduzir suas propriedades com mais produtividade e os resultados, a partir de agora, serão melhores em qualidade de vida e na geração de renda”.

Para o professor do Pronatec, Carlos Petrônio, a relevância dos cursos ministrados na Reserva vai além da geração da economia e de renda. Segundo ele, deve ser destacado também a preservação do meio ambiente e cultural dos moradores. “O agricultor tem uma relação diferente com a terra, pois é dela que ele tira sustento de sua família, por isso existe essa preocupação com a preservação da floresta”.

A cerimônia de encerramento aconteceu na sede da Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) e contou ainda com a participação da coordenadora da Ugai, Valdenice Varela de Souza, dos professores do Pronatec Ronei Francisco de Andrade e Edivaldo Bezerra, da coordenadora adjunta do Pronatec no Vale do Juruá, Maiane Monte e a orientadora pedagógica, Rainise Pereira Lima.