Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Programas Especiais > PRONATEC > Ifac certifica novos profissionais em cursos do Pronatec
PRONATEC

Ifac certifica novos profissionais em cursos do Pronatec

Certificação foi realizada, na noite desta terça-feira (04.09), no campus Rio Branco

• Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 12h27
  • Última atualização em Quarta, 05 de Setembro de 2018, 17h44

O Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou a certificação de 70 novos profissionais nos cursos de Agente de Combate à Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Florista e Recepcionista em Serviços de Saúde, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento foi realizado nesta terça-feira (04.09), no campus Rio Branco.

Dentre os novos profissionais certificados pelo Ifac estava Lairla Mendonça Pereira. Com apenas 25 anos, a jovem conta que o curso de Agente de Combate à Endemias serviu para que ela ampliasse suas expectativas profissionais. “Fiquei sabendo que o Ifac estava ofertando cursos do Pronatec e me inscrevi. Recebi o certificado, mas continuo os estudos, pois quero passar no concurso para o cargo de Agente de Endemias. Os conhecimentos que aprendi foram importantes, pois agora posso ajudar o próximo também”.

Coordenadora de Inclusão Sócio Produtiva, Edna Paro também participou da cerimônia de certificação. Para ela, a parceria com o Ifac tem apresentado inúmeros resultados positivos. “Quero agradecer a todos os novos profissionais, que concluíram os cursos, como também os instrutores de cada disciplina ministrada. Tenho certeza que todos venceram barreiras e procuraram o melhor. Parabéns a todos”.

Mais fotos no Flickr do Ifac

Representando a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, Oswaldo Ângelo da Silva Filho, reforçou a importância de ter novas pessoas da comunidade capacitadas. “É uma satisfação ter o Ifac junto conosco concluindo esta etapa. Tenho certeza que este é um momento gratificante na vida de cada um. Que o conhecimento adquirido possa ser repassado para a comunidade e também aproveitado no mercado de trabalho”.

Pronatec no Ifac

Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, que representou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, na cerimônia de certificação, destacou que desde que o Instituto iniciou os trabalhos junto ao Pronatec, mais de 10 mil vagas em cursos profissionalizantes foram ofertadas no Acre. Segundo ele, a formação de novos profissionais tem contribuído para que melhorias sejam realizadas no Estado.

“Assumimos o Pronatec junto à Proex sabendo da complexidade deste programa, mas tudo isso nos deu ainda mais ânimo para enfrentar os desafios e ofertar os cursos. Estar presente em uma cerimônia de certificação é algo muito gratificante, pois estão fazendo parte deste momento pessoas que tiveram coragem e determinação para concluir os cursos. Estamos muito felizes com a determinação de cada um. Que todos tenham sucesso e o Ifac vai estar sempre de portas abertas para contribuir com o Acre e seu melhor desenvolvimento”, ressaltou Fábio Storch.

Luana Oliveira de Melo, que é diretora de Extensão Tecnológica do Ifac, parabenizou os novos profissionais e ressaltou o trabalho desenvolvido pelas equipes internas para que as ações do Pronatec aconteçam no campus Rio Branco, como também em outras unidades do Ifac.

“O Pronatec é um programa que atualmente é desenvolvido no Ifac por muitas mãos.  Desejo a todos um futuro espetacular e que possam aproveitar todo o conhecimento que repassado a vocês ao longo desses meses. Este é apenas o primeiro passo, pois o mercado de trabalho está sedento por vocês. A certificação é um momento de festa, mas também a primeira etapa de muitas conquistas”, lembrou Luana Melo.

De acordo com coordenadora geral do Pronatec no Ifac, Risonete Gomes Tavarez, os cursos ofertados pelo Ifac integram ainda as áreas em que o mercado mais procura profissionais, assim como também as demandas do Estado e municípios. “Temos uma equipe nos bastidores que trabalho com amor e dedicação para que os cursos possam ser ofertados e todos os profissionais sejam capacitados. São pessoas que atuam no Ifac, nos campi e também nos municípios que não medem esforços para que o Pronetec continue vivo”.

Diretor do campus Rio Branco, Wemerson Fittipaldy de Oliveira, integrou o evento e reforçou a importância da formação profissionalizante para o Estado do Acre. “Todos que chegaram até aqui já são vitoriosos. Mas é preciso lembrar que este é o primeiro passo de uma grande caminhada. Que vocês possam persistir, não parar e sempre acreditar em vocês, pois todos são capazes e podem ir além. Parabéns pelas novas formações e que todos possam aplicar o conhecimento aprendido. O Ifac estará de portas abertas sempre que precisarem de mais formação”.