Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Programas Especiais > PRONATEC > Cursos do Pronatec no campus Xapuri valorizam qualificação e empreendedorismo
PRONATEC

Cursos do Pronatec no campus Xapuri valorizam qualificação e empreendedorismo

Certificação dos cursos de Fotografia e Editor de Projeto Visual Gráfico ofertados em parceria com a prefeitura do município garantem renda extra para participantes

• Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 06h07
  • Última atualização em Terça, 25 de Setembro de 2018, 11h42

A certificação dos cursos de Fotografia e Editor de Projeto Visual Gráfico do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) ofertado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) no campus Xapuri, realizada na sexta-feira (21.09), teve como destaque a qualificação e a possibilidade dos participantes de atuarem como empreendedores.

Participaram da solenidade o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, o diretor-geral do campus Xapuri, Joel Bezerra Lima, a vice-prefeita Maria Auxiliadora, a secretária de Assistência Social, Ednilce Nicácio, a coordenadora geral do Pronatec, Risonete Tavares Gomes, e o coordenador adjunto do Pronatec no Alto Acre, Misael Ferreira da Silva.

Os cursos foram ofertados em parceria com a Prefeitura Municipal de Xapuri, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e atendem a política do Ifac em atender a comunidade através de cursos voltados para a qualificação e aumentem a renda dos participantes, conforme destacou o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch.

Segundo o pró-reitor, que também representou a reitora Rosana Cavalcante dos Santos que estava em compromisso fora do Estado, a sociedade quer oportunidade e a Educação é uma das portas para que as pessoas possam investir na sua qualificação. “O Ifac possui um grande potencial de contribuir com essa necessidade da comunidade, através da oferta de cursos propostos pelos nossos demandantes”.

No Pronatec, segundo Fábio Storch, existe um quadro de docentes qualificados e que tem contribuído para oferecer o melhor para a comunidade. “Neste momento, é com muita alegria que o Ifac certifica 60 pessoas nesses dois cursos, oferecendo a eles a qualificação necessária para que possam trabalhar e ter uma renda extra”.

Parcerias

A vice-prefeita do município, Maria Auxiliadora, disse que o objetivo da atual gestão é oferecer a população condições de melhorar a renda e foi assim que surgiu a oportunidade desta parceria com o Ifac, para a oferta desses dois cursos que abriram aos jovens a possibilidade de buscar qualificação. “Abraçamos, com o apoio dos vereadores, esta parceria com o Ifac. Estamos trabalhando para garantir que o Ifac qualifique nossos jovens, incentivando o empreendedorismo”.

As parcerias firmadas com os demandantes, a exemplo da Secretaria Municipal de Assistência Social é reforçada pela coordenadora geral do Pronatec no Ifac, Risonete Tavares Gomes, que se emociona a cada certificação. “Estou muito emocionada por participar dessa certificação, que é o resultado de um trabalho que está sendo realizado em parceria com os nossos parceiros”.

Estas parcerias, de acordo com a coordenadora geral, estão dando resultados positivos pois atendem a um público específico, com cursos voltados para a qualificação. “Estamos vivenciando a confirmação desse trabalho, através dos nossos alunos. Percebemos em cada solenidade a satisfação de terem participado dos cursos”.

Veja mais fotos no Flickr do Ifac

A mesma opinião tem a secretária municipal de Assistência Social, Ednilce Nicácio, que disse que um dos critérios para a seleção dos participantes é a necessidade de ampliar o poder aquisitivo da comunidade. “Para nós é uma imensa satisfação a conclusão desses cursos, visto que são pessoas de baixa renda que participam. É uma oportunidade para que possam ter uma futura renda, como profissionais no mercado local, que é muito carente de pessoas qualificadas. Estes cursos aquecem o mercado local”.

Resultados

Os resultados dos cursos podem ser conferidos através dos depoimentos dos participantes. Um exemplo é a aluna Fábia Ribeiro da Silva, que fez o curso de Editor de Projeto Visual Gráfico, que mesmo enfrentando dificuldade, concluiu o curso e já está atuando. “Foi difícil participar, devido a dificuldade de deixar meus filhos em casa, pois o curso foi a noite, mas foi gratificante e o curso foi muito importante”.

O curso está contribuindo com uma renda extra, que vai ajudar a pagar alguém para cuidar dos filhos, enquanto Fábia Silva trabalha na área. “O curso foi muito importante, pois está me ajudando no mercado de trabalho e na minha vida pessoal. Já estou praticando nos trabalhos e estou ganhando dinheiro”.

Outro aluno, desta vez do curso de Fotografia, Jurivan Bezerra, diz que o curso vai ajudar na elaboração de um artigo que está escrevendo. Morador da Reserva Extrativista Chico Mendes, ele disse que ficou sabendo do curso e procurou a secretaria de Assistência Social. “Com a conclusão desse curso, eu terei condições de produzir um trabalho que é a publicação de um artigo, que estou elaborando”.

Segundo ele, o trabalho está voltado para a divulgação de espécies animal e vegetal da Reserva e vai precisar de fotos para ilustrá-lo. “O curso veio no momento certo e, sem sombra de dúvida, vai contribuir bastante para o meu trabalho”.