Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Programas Especiais > PRONATEC > Alunos de Sena Madureira e Manoel Urbano são certificados pelo Pronatec
PRONATEC

Alunos de Sena Madureira e Manoel Urbano são certificados pelo Pronatec

Mais de 180 alunos dos cursos profissionalizantes na modalidade de formação Inicial e Continuada receberam os certificados

• Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2016, 15h32
  • Última atualização em Quarta, 06 de Julho de 2016, 15h32

Foram certificados na segunda-feira, 27, mais de 180 alunos dos cursos profissionalizantes na modalidade de formação Inicial e Continuada (FIC), promovidos pelo Instituto Federal do Acre -  IFAC através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec na regional do Vale do Purus.

A entrega dos certificados dos cursos de Cerimonialista e Agricultor Orgânico aconteceu pela manhã na escola municipal Dom Prospero Bernardi, em Manoel Urbano. O evento contou com a participação da coordenadora do Núcleo de Educação Estadual, Francisca Rodrigues, do representante do Prefeito de Manoel Urbano, Moisés Torrejón, da coordenadora geral do Pronatec, Danielle Jacoob e do coordenador adjunto, Cleudo Farias.

A coordenadora do Núcleo de Educação Estadual, Francisca Rodrigues destacou a importância dos cursos profissionalizantes que contribuem para a geração de renda e desenvolvimento do município. “Antes não tínhamos profissionais na área de cerimonial, por isso a realização dessa atividade era inadequada. Quero também parabenizar os concludentes do curso de Agricultor Orgânico pelo esforço, compromisso e dedicação que tiveram durante todo o programa”, disse.

Para o concludente do curso de Cerimonialista, Rubenildo Costa Nascimento, a oportunidade marca a transição do seu crescimento pessoal e profissional que será compartilhado com a comunidade em vive. “Todos nós que fizeram o curso já trabalhávamos no ramo de eventos, mas não exercíamos as atividades de forma correta. Apenas depois das aulas passamos a colocar em prática o conhecimento adquirido e nos tornamos referência na cidade”, concluiu.

Sena Madureira - Encerrando o calendário de certificações, os alunos dos cursos Administrador de Banco de Dados e Assistente de Crédito e Cobrança (Mulheres Mil), Apicultor (Pronatec Campo, Florestas e Águas) e Inglês (Básico e Intermediário), Libras (Básico) e Organizador de Eventos (Serviços Públicos) obtiveram, em solenidade realizada no auditório do Centro de Educação Permanente – CEDUP, em Sena Madureira, os certificados de conclusão.

Na ocasião, participaram do evento a representante do Prefeito de Sena Madureira, Vanda Mota, representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Luzailson Almeida Rocha, o coordenador adjunto do Pronatec, Cleudo Farias e a coordenadora geral do Pronatec, Danielle Jacoob.

Para Vanda Mota, representante do prefeito, o momento marcou a realização de um sonho para os alunos. “Não é fácil tornar um sonho realidade. Sei que muitos de vocês enfrentaram dificuldade para chegarem até aqui, tiveram que abrir mão de várias coisas. Mas hoje estou diante de pessoas vencedoras que optaram pela busca do conhecimento. Essa é apenas uma semente positiva que foi plantada através dos cursos ministrados pelo Pronatec e espero que essa parceria seja fortalecida cada vez mais aqui em Sena”, declarou.

Já a coordenadora geral do Pronatec, Danielle Jacoob, abordou sobre os principais aspectos do Programa que contribui para melhoria da qualidade do ensino dos alunos, além da geração de trabalho, emprego e renda. “Espero que esses certificados que vocês estão recebendo hoje possam auxilia-los em novas conquistas. E quero também agradecer aos nossos parceiros que contribuíram para execução do programa, pois sem eles não seria possível a efetivação dos cursos na cidade”, disse.

Segundo Luã Lucena, concludente do curso de Inglês Intermediário, o conhecimento e domínio de outras línguas são essenciais para o mundo de hoje, considerando que existem materiais didáticos referentes a determinados temas que só são encontrados em idiomas como o inglês. “Eu vejo no inglês uma oportunidade muito importante para meu crescimento pessoal e profissional”, disse.

Comunicação IFAC/Pronatec