Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Programas Especiais > PRONATEC > Moradores da Reserva Cazumbá-Iracema recebem certificação
PRONATEC

Moradores da Reserva Cazumbá-Iracema recebem certificação

A cerimônia contou com a presença do ministro do Meio Ambiente e autoridades locais

• Publicado: Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 11h21
  • Última atualização em Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 16h12

Produtores rurais das comunidades Iracema e Cuidado, que realizaram cursos ofertados pelo Instituto Federal do Acre (IFAC), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), receberam certificado de qualificação profissional em Meliponicultura e Avicultura.

O evento, que foi realizado na Reserva Extrativista (Resex) Cazumbá-Iracema, no município de Sena Madureira, contou com a presença do ministro do Meio Ambiente (MMA), Sarney Filho, que também participou da entrega dos certificados aos 50 produtores rurais da região.

Durante discurso, o ministro Sarney Filho reforçou a importância do programa Bolsa Verde às comunidades extrativista, e ainda se comprometeu em se reunir com Ministério da Educação (MEC) para tratar sobre o fortalecimento dos cursos profissionalizante de Formação Inicial e Continuada (FIC) nas reservas extrativistas.

De acordo com a diretora Sistêmica de Programas Especiais (DSPES), Danielle Jacob, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe do Pronatec e também da DSPES do IFAC tem contribuído para atender as necessidades das comunidades do Acre.

“Estamos trabalhando para que se cumpra o que rege em nossa missão de interiorização. Chegamos aonde outros não conseguiram chegar e trabalhamos para que essa comunidade tivesse o acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade, sem ter que sair de sua localidade para aprimorar os conhecimentos”, declarou Danielle Jacob.

Uma das lideranças na comunidade, Aldeci Cerqueira, conhecido como Nenzinho, destacou, durante seu discurso, os benefícios que o IFAC trouxe para a reserva. “Somos imensamente gratos ao IFAC por cumprir a promessa de chegar até aqui. Desde o primeiro oferta de ensino na reserva até hoje já foram ministrados 19 cursos e cerca de 440 alunos matriculados. Graças ao curso de Açaicultor, ministrados pelo IFAC/ Pronatec e parceria do ICMBio, em 2015, ganhamos o prêmio Pronatec Empreendedor. Esperamos que o Instituto continue beneficiando a comunidade com os cursos de qualificação profissionalizante”, enfatizou.

Também participaram do evento, o governador do Acre, Sebastião Viana, o coordenador do Pronatec, Cleudo Farias, líder da Associação de Moradores da Resex Cazumbá-Iracema, Aldeci Cerqueira Maia, e ainda o chefe da Resex Cazumbá-Iracema, Thiago Juruá, que também é analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Pronatec

Desde de janeiro de 2014, as comunidades da Resex Cazumbá-Iracema são contempladas com os cursos de formação inicial e continuada (FIC) concedidos Pronatec. As aulas são fruto de uma parceria realizada entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Federal do Acre (IFAC), responsável pela execução do programa. No ano de 2015, após a parceria entre o IFAC e ICMBio, as comunidades passaram a integrar o Pronatec Bolsa Verde, na qual o demandante passou a ser o Ministério do Meio Ambiente.