Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Programas Especiais > PRONATEC > Estudantes do Vale do Juruá participam de aula prática de Avicultura
PRONATEC

Estudantes do Vale do Juruá participam de aula prática de Avicultura

A qualificação aconteceu na comunidade Nova Olinda, na zona rural de Cruzeiro do Sul

• Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 04h44
  • Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2017, 09h36

Estudantes do curso profissionalizante de Avicultura, da comunidade rural Nova Olinda, em Cruzeiro do Sul, participaram da aula prática da disciplina Manejo Produtivo. A ação, que teve como objetivo melhorar as condições de criação de aves na comunidade, também contribuiu para a construção de aviários de baixo custo no local.

Ao todo, 18 estudantes participaram da atividade prática. Eles fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Instituto Federal do Acre (IFAC).

Antônio do Carmo dos Santos, um dos estudantes da comunidade, destacou que as técnicas aprendidas em sala de aula foram fundamentais para que a turma pudesse construir o aviário de forma adequada.

“Tivemos a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendemos em sala de aula com os professores. Antes os galinheiros que tínhamos aqui não eram construídos de forma adequada, ou seja, não tínhamos espaço para incubação e produção de ovos”, destacou Antônio Santos.

Professor responsável por ministrar a disciplina de Manejo, Ronei Francisco de Andrade, ressaltou que o aprendizado é muito mais eficiente quando obtido por meio da experiência. “Na prática o conhecimento é assimilado com muito mais eficácia, tanto é que é muito mais comum os alunos lembrarem de atividades durante o percurso da aula prática do que das atividades que realizaram em sala de aula enquanto aluno”.

Coordenadora geral do Pronatec, Pollyana Rufino, destaca como indispensável as aulas práticas durante o processo de aprendizagem e formação dos estudantes dos cursos profissionalizantes.

“As aulas práticas realizadas na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), possibilitam aos estudantes fazerem uma relação entre teoria e prática. Fazendo com que deste modo, eles conheçam a realidade da profissão que optaram por desempenhar”, reforçou Pollyana Rufino.