Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Agricultor Orgânico é concluído na aldeia Shane Kaya

Curso de Agricultor Orgânico é concluído na aldeia Shane Kaya

Formação faz parte do Pronatec Indígena e é executada pelo IFAC na regional Tarauacá-Envira

• Publicado: Quarta, 11 de Mai de 2016, 13h03
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2016, 12h18

Estudantes e professores do curso de Agricultor Orgânico do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) através do Instituto Federal do Acre- IFAC da Aldeia Shane Kaya em Tarauacá, realizaram uma confraternização para comemorar a conclusão da capacitação. A confraternização aconteceu no dia 30 de abril.

Na ocasião, foram expostos os trabalhos dos alunos elaborados durante todo o período do curso promovido na comunidade. Também aconteceram apresentações de músicas, danças entre outras manifestações culturais.

O evento contou com a participação de integrantes da comunidade e da cacique Enir Brandão que aproveitou a oportunidade para agradecer pela realização do Pronatec na aldeia. “O curso nos auxiliou no aprimoramento das técnicas do plantio agrícola, além de contribuir no aumento da produção de legumes e frutas”, disse.

O professor do Pronatec/IFAC na regional Tarauacá-Envira, Gilmar Matos da Silva Kaxinawa destaca a importância da produção orgânica e de alimentos sem o uso de produtos químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Segundo ele, o objetivo do curso é fortalecer a agricultura familiar, resgatar os hábitos alimentares que primam pela melhor qualidade de vida dos povos indígenas. Assim os estudantes tornam-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no programa e fortalecem o uso sustentável dos recursos naturais [como matéria prima], contribuindo na conservação e preservação do meio ambiente para gerações futuras.

Pronatec Indígena - O Pronatec através do IFAC, atende alunos da comunidade indígenas que estão distribuídos entre as regionais do Vale do Juruá, Vale do Purus e Tarauacá-Envira.

O curso de Agricultor Orgânico promovido na aldeia Shane Kaya, em Tarauacá, tem parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Organização dos Professores Indígenas do Acre (OPIAC) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFAC/Campus Tarauacá.

registrado em: