Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Xapuri > Ifac recebe viveiro de mudas nativas de bambu em Xapuri

Livro do Planejamento Estratégico do Ifac é lançado

Lançamento começou pela reitoria e foi realizado no dia 08 de agosto, no auditório do Senar, em Rio Branco

• Publicado: Quarta, 15 de Agosto de 2018, 22h16
  • Última atualização em Segunda, 20 de Agosto de 2018, 21h21

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou o lançamento do livro do Planejamento Estratégico (2017-2036) para os servidores da reitoria na quarta-feira (08.08), às 15h, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Rio Branco. O evento teve a presença da reitora, Rosana Cavalcante dos Santos, a equipe de gestores e servidores da reitoria. Na ocasião, foi feita a entrega do livro que contém todo o processo de construção do Planejamento Estratégico do Ifac e que norteará as ações da instituição para os próximos 20 anos.

Durante o evento, foi realizada a certificação de dois servidores que participaram dos cursos do Planejamento Estratégico, sendo o diretor geral do campus Tarauacá, Sérgio Florido representando a equipe gestora e a servidora Neiva de Oliveira, representando os demais servidores do Ifac. Todos os participantes dos cursos serão certificados posteriormente.

Em seguida, o livro foi apresentado pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin), Ubiracy da Silva Dantas. Ele falou sobre as etapas do processo de construção do Planejamento e sobre os 23 projetos elaborados, muitos que já estão em andamento como a descentralização financeira e orçamentária das unidades do Ifac.

Segundo o pró-reitor, todas as pró-reitorias, diretorias sistêmicas e campus terão um exemplar do livro do Planejamento Estratégico para consulta. Em breve, o livro também estará disponível na internet.

Durante a apresentação, o pró-reitor também falou sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do quadriênio 2019-2023 que será construído levando em consideração o Planejamento Estratégico.

Sobre o planejamento

O Planejamento Estratégico compreende na formulação de um plano, com objetivos a curto, médio e longo prazo. Com o planejamento é possível definir as relações que o Ifac possui tanto em seu ambiente interno, como externo, como auxiliar a tomada de decisão e identificação de possíveis oportunidades e ameaças, possibilitando novas projeções, diagnósticos e melhorias dentro da instituição.

O Planejamento Estratégico do Ifac teve início em agosto de 2016 e desde então, passou por várias etapas, incluindo capacitações, questionário online e fóruns com a comunidade do Instituto e externa em todas as unidades. Com as informações em mãos, gestores e servidores construíram e validaram o Mapa Estratégico no final de 2016.

A construção do Planejamento teve a consultoria da empresa Steinsbeis Sibe do Brasil.

registrado em: