Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Publicada a nova Política de Segurança da Informação e Comunicação no âmbito do Ifac
Notícias

Documento foi oficializado no dia 11 de janeiro de 2019 e está disponível para consulta no site institucional

• Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 09h18
  • Última atualização em Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 11h27

O Instituto Federal do Acre (Ifac) publicou, no dia 11 de janeiro, sua nova Política de Segurança da Informação e Comunicação de Dados. O documento está disponível para consulta no site institucional, em Resolução 009/2019. Esta é a segunda política de Segurança da Informação aprovada para o Ifac, sendo que a anterior era de 2011.

A minuta do documento foi elaborado por profissionais da Diretoria Sistêmica de Gestão da Tecnologia da Informação (DSGTI), que logo após, a submeteu a uma consulta pública para contribuições, em junho de 2018. Depois dessa etapa, o documento foi finalizado pelo Comitê Gestor de Segurança da Informação e Comunicações (CGSIC) e discutido e aprovado pelo Conselho do Superior do Ifac.

A Política de Segurança da Informação e Comunicação de Dados (Posic) é constituída por um conjunto de diretrizes e normas que estabelecem os princípios de proteção e controle das informações processadas e armazenadas pelo Ifac. É aplicável a todos os bens, serviços e a todo o pessoal que se utiliza dos Recursos de Tecnologia da Informação (RTI), no âmbito do Ifac.

Acesse a nova Política de Segurança da Informação e Comunicação

O documento contém informações como as normas e recomendações para utilização do e-mail institucional, deveres e responsabilidades do usuário, orientações para a utilização dos RTIs, normas de utilização de impressoras, além de acesso e utilização da Internet, sanções pelo uso indevido, entre outros.

O presidente do Comitê Gestor de Segurança da Informação e Comunicações, Kellyton Azevedo, explica o processo como a política foi construída: “Esta nova versão do documento, veio para substituir a Resolução 046/2011, com uma ortografia mais limpa e clara, para um melhor entendimento pelos usuários de tecnologia da informação da instituição. Foi elaborado por membros da DSGTI, apreciado, avaliado, alterado e votado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação de Comunicações do Ifac que é composto por membros de todas as unidades da instituição. Posteriormente, divulgado no site do governo federal para consulta e sugestões de qualquer cidadão brasileiro.”

Ele também salienta a importância de que servidores e alunos do Ifac conheçam a política. Segundo o presidente, “Trata-se de um documento um pouco sensível quanto aos detalhes. Portanto, deve ser lido por todos, entendido e seguido, para que não haja nenhum tipo de problema futuro com os dados da instituição”.

Para facilitar o acesso da comunidade às informações, a DSGTI lançará, nas próximas semanas, uma cartilha sobre a Política de Segurança da Informação e Comunicação de Dados.

registrado em: