Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campi realizam jornada pedagógica

Campi realizam jornada pedagógica

Evento reúne os professores e técnicos administrativos para discutir assuntos importantes da vida acadêmica e o planejamento das atividades do ano

• Publicado: Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 13h28
  • Última atualização em Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 15h04

Os campi do Instituto Federal do Acre (Ifac) se preparam para receber os alunos e iniciar mais um ano letivo. Nesta semana, as unidades realizarão a jornada pedagógica, evento que reúne os professores e técnicos administrativos para discutir assuntos importantes da vida acadêmica e o planejamento das atividades do ano.

No campus Rio Branco, a IX Jornada Pedagógica tem como tema “Dialogando com a educação – na perspectiva do ouvir e do cuidar, ações necessárias”. O objetivo é socializar os avanços alcançados  e discutir estratégias para o cuidado com o trabalho docente e que promovam o fortalecimento do processo educativo desenvolvido no campus. A programação terá palestras com professores do Ifac e da Universidade Federal do Acre (Ufac), mesa redonda e será finalizada com o planejamento do semestre letivo dos cursos técnicos integrados e subsequentes. A abertura do evento contou com a presença da reitora, Rosana Cavalcante dos Santos.

O campus Avançado Baixada do Sol abordará o tema “Caminhos para a Educação Profissional: planejar, participar, concretizar” na jornada pedagógica. A atividade visa proporcionar a troca de ideias, discussão e aprofundamento do conhecimento para alinhar as ações do primeiro semestre letivo de 2019. A programação contará com apresentação da Comissão de Ética para o uso de Animais do Ifac (Ceua), da resolução de Regulamentação de Atividades Docentes (RAD), da Resolução do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e da das ações da Comissão de Estágio. Ainda durante o evento, será feito o planejamento da acolhida dos alunos com o Workshop de Estágio que levará empresas parceiras e representantes de secretarias do Estado para dialogar com os estudantes sobre estágio acadêmico e mercado de trabalho. O workshop está previsto para ocorrer nos dias 11 e 12 de fevereiro.

No campus Tarauacá, a Jornada Pedagógica do semestre 2019.1 terá como tema: “Trilhando juntos um caminho para a renovação do ensino”. O objetivo será discutir os projetos pedagógicos dos cursos e subsidiar o planejamento das ações educativas, proporcionando aos docentes maior engajamento nos processos de aprimoramento e aplicabilidade do ensino. A programação terá apresentação do calendário do ano, palestras sobre planejamento, interdisciplinaridade e motivação. Também serão apresentados números de alunos aprovados, retidos e evadidos e das ações de sucesso de 2018.

A programação no campus Sena Madureira terá a apresentação do calendário acadêmico e do orçamento de 2019, apresentação das coordenações, núcleos, planejamento para acolhida dos alunos, além de uma oficina de elaboração de instrumentos de avaliação. A jornada pedagógica ainda contará com apresentação e análise dos resultados acadêmicos do campus Sena Madureira.

A jornada pedagógica no campus Cruzeiro do Sul, que também se inicia nesta semana, abordará o calendário dos cursos técnicos e superiores, o sistema Sigaa, e dados sobre permanência, êxito e evasão. Será apresentada a resolução de Regulamentação de Atividades Docentes (RAD), a avaliação de cursos e discussão sobre os projetos pedagógicos dos cursos ofertados na unidade.

No campus Xapuri, a jornada pedagógica terá início nesta segunda-feira, com diversas atividades relacionadas ao planejamento do ano letivo.

A partir do dia 7 de fevereiro, o Ifac dá início ao ano letivo nos seis campi. Serão realizadas atividades para a acolhida e ambientação dos calouros e dos alunos veteranos em cada unidade. Os campi devem apresentar suas instalações, estrutura administrativa e serviços. Os núcleos de Assistência Estudantil também apresentarão as oportunidades oferecidas aos estudantes.

registrado em: