Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para 40 bolsas do Programa Monitoria começam no dia 15 de abril
Início do conteúdo da página
Notícias

Inscrições para 40 bolsas do Programa Monitoria começam no dia 15 de abril

As vagas são destinadas para estudantes de cursos técnicos integrados, subsequentes e também cursos superiores

  • Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 10h25
  • Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 10h26
imagem sem descrição.

O Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes), lançou edital para o Programa Monitoria. Ao todo, estão sendo ofertadas 40 vagas para estudantes dos cursos técnicos integrados, técnicos subsequentes e cursos superiores, dos campi Avançado Baixada do Sol, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. As inscrições serão realizadas entre os dias 15 a 17 de abril.

Conforme edital, os alunos selecionados irão receber bolsa mensal no valor de R$ 400, durante o período de sete meses. O objetivo do programa é, através dos estudantes-monitores, promover atividades de superação das dificuldades de aprendizagem, criar condições para a iniciação da prática da docência, oportunizar o crescimento profissional e pessoal dos alunos, além de possibilitar a socialização de conhecimento.

Acesse aqui o edital

Para concorrer às vagas, o estudante deve estar regularmente matriculado e frequentando as aulas em um dos cursos técnicos ou superiores do Ifac; ter frequência mínima de 75% em cada disciplina cursada no último período letivo; ter obtido aprovação na disciplina na qual pleiteia a monitoria, com nota igual ou superior a 7,0; estar cursando, no mínimo, o 2º período do curso; ter renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio ou ser oriundo da rede pública de educação, prioritariamente; como também ter disponibilidade de no mínimo oito e no máximo doze horas semanais (as horas não poderão ser coincidentes com o horário das aulas).  

Para se inscrever, o aluno deverá apresentar, já preenchido e assinado, os formulários de inscrição e socioeconômico, juntamente com os documentos que comprovem as informações declaradas, além de comprovante atualizado do Coeficiente Rendimento Acadêmico (CRA). A documentação deverá ser entregue em envelope lacrado e identificado, no Núcleo de Assistência ao Estudantes (Naes) do campus.  

A seleção dos novos monitores contará com quatro etapas: análise socioeconômica, origem da Rede Pública Estadual, análise do Coeficiente Rendimento Acadêmico e Entrevista Individual, que abordará as seguintes temáticas: motivação para inscrição no Programa de Monitoria; disponibilidade do candidato; interesse pela área; noções básicas de didática; relacionamento interpessoal; criatividade; facilidade de compreensão; responsabilidade; iniciativa; participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Acesse aqui os formulários para inscrição

Conforme o cronograma, após o período de inscrição, a documentação apresentada pelos estudantes será realizada entre os dias 22 e 23 de abril. O resultado preliminar será divulgado no dia 25 de abril. Os candidatos que tiverem interesse em interpor recursos, deverão apresentar documentação entre os dias 26 e 29 de abril. Já a entrevista individual dos estudantes acontecerá entre os dias 03 e 06 de maio.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página