Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ifac abre consulta para elaboração do Regulamento de Projetos de Ensino

Ifac abre consulta para elaboração do Regulamento de Projetos de Ensino

• Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 10h26
  • Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 16h04

O Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), abre consulta pública, a partir desta quarta-feira (26.06), sobre o Regulamento de Projetos de Ensino. Para participar, é preciso acessar o site do Ifac, no menu O Instituto e clicar no link Consulta Pública. O objetivo da consulta é a implementação de normatizações sobre projetos de ensino no Ifac. O documento ficará disponível para consulta até o dia 26 de julho de 2019.

O projeto de ensino é caracterizado por um conjunto de atividades didático-pedagógicas que visam a melhoria do processo de ensino-aprendizagem tendo como público-alvo os estudantes matriculados na Instituição. Essas atividades devem ser realizadas fora da grade de horário regular dos cursos.

Acesse a minuta do Regulamento de Projetos de Ensino

O objetivo dos projetos de ensino é proporcionar ao estudante oportunidades complementares de aprendizagem e envolvimento com seu processo de formação e superação das dificuldades que surgem no decorrer dos estudos.

Além da sala de aula

A necessidade de regulamentar os projetos de ensino, como alternativa pedagógica, foi endossada pelos docentes em reuniões setoriais realizadas em 2017 e 2018 com a equipe de gestão do Ifac. A partir disso, a Proen elaborou a minuta do documento com base em modelos já existentes na Rede Federal.

A metodologia para discussão do documento foi pensada com os seguintes passos: 1) divulgação da minuta para servidores para fins de contribuições; 2) Realização de discussão coordenada pelos diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão ou por profissionais devidamente designados; 3) Envio das contribuições por meio da Consulta pública; 4) Análise final das contribuições e finalização da minuta pela equipe da Proen, de forma articulada com os diretores de ensino; 4) Apresentação da minuta e suas alterações no Colégio de Dirigentes; Publicação de Portaria para vigência durante o semestre 2019.2. O documento será retomado em setembro visando melhorias para encaminhamento ao Conselho Superior até a última reunião do exercício 2019.

registrado em: