Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidoras do Ifac farão exames preventivos no Hospital de Amor

Servidoras do Ifac farão exames preventivos no Hospital de Amor

Iniciativa é da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi) da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp) e depende de cadastro que será realizado até o dia 15/10

• Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 08h36
  • Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 07h02

Através de parceria entre o Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp) e a Fundação Pio XII/Hospital de Amor, as servidoras da instituição poderão realizar cadastro para exames preventivos.

A parceria foi firmada depois que a Disgp através da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi), consultou a direção da unidade com o objetivo de facilitar os procedimentos de cadastro das servidoras do Ifac. As servidoras interessas devem preencher o formulário Google docs enviado por e-mail pela Disgp/Cosvi, e anexar documentos solicitados até o dia 15 de outubro ou acessar o link abaixo.

Acesse aqui o formulário

A Cosvi enviará as informações para o hospital para efetivação do cadastro no banco de dados da unidade. Após o cadastro a unidade entrará em contato direto com a servidora para a apresentação dos documentos originais, e agendamento dos exames preventivos como Mamografia e o Papanicolau.

Todas as informações clínicas e procedimentos serão de responsabilidade do Hospital, ficando a Cosvi, encarregada unicamente pela captação dos cadastros no prazo estabelecido. Para maiores esclarecimentos procurar a Coordenação de saúde e Qualidade de Vida ou enviar e-mail para o setor disgp.cosvi@ifac.edu.br, que a equipe estará pronta para esclarecer eventuais dúvidas.

Com as novas instalações da unidade do Hospital de Amor no Acre, vem circulado nas mídias locais, campanhas para o cadastro das mulheres para a realização dos exames preventivos como Papanicolau e a Mamografia.

De acordo com informações da Agência do Governo do Estado, atualmente, o Acre tem a terceira maior taxa de mortalidade por câncer de colo de útero no país. Dados de 2014 do Instituto Nacional do Câncer mostram que, a cada 100 mil mulheres no Estado, 10,9 morrem por causa da doença.

Hospital do Amor

A Fundação Pio XII/Hospital de Amor é uma fundação filantrópica, fica localizado na Rodovia Via Verde, Estrada do Amapá, ao lado da UPA do 2º Distrito, em Rio Branco.

É uma   unidade de prevenção que faz o rastreamento do câncer de mama e colo do útero, através dos exames de mamografia na faixa etária de 40 a 69 anos, Papanicolau na faixa de 25 a 64 anos, exames complementares como ultrassonografia das mamas e Colposcopia, consultas especializadas de ginecologia e Mastologia, pequenos procedimentos, como biópsias, todos esses serviços são gratuitos 100% SUS.

Dentre as campanhas que ocorrem em todas as filiais durante o ano para conscientizar e sensibilizar a população, no estado irá ocorrer no dia 24 de novembro de 2019 a Caminhada Passos que Salvam, uma campanha que tem como objetivo trazer ao conhecimento da população a importância de se conhecer os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil e do diagnóstico precoce da doença, é feita a venda de um kit (sacochila, blusa e boné) na Unidade do hospital, para arrecadar fundos para a Unidade infanto-juvenil.

E no mês de outubro será realizada o outubro Rosa, onde conta com diversas parceiros na realização de ações que são realizadas durante o mês, como roda de conversas, palestras, realizações de exames em Unidade Móvel (Carreta) nos locais com fluxo maior de mulheres, momentos de beleza e descontrações. Esse ano de 2019 será o primeiro evento em Rio Branco.

O objetivo é conscientizar as mulheres a realizar os exames e estimular o autoconhecimento do seu próprio corpo, para que possam se prevenir de doenças como o câncer de mama e saber que quanto mais cedo o diagnóstico, que possibilita maiores chances de cura.

(Com informações da enfermeira Maria Ramaica Alves Freitas, do site https://www.agencia.ac.gov.br/com-apoio-do-estado-hospital-de-amor-contra-o-cancer-e-inaugurado-em-rio-branco/ e www.hospitaldeamor.com.br)

registrado em: