Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Ifac são premiados na Olimpíada Nacional de Ciências

Estudantes do Ifac são premiados na Olimpíada Nacional de Ciências

Alunos dos campi Rio Branco, Xapuri e Tarauacá receberão medalhas e certificado de menção honrosa

• Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 10h51
  • Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 10h55

Foto: Alunos do campus Rio Branco com a professora Myrna da Cunha

No início do mês, foi divulgado o resultado final da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC 2019) competição nacional com mais de 80 mil inscritos que teve diversos alunos do Instituto Federal do Acre (Ifac) com excelente desempenho. A solenidade de premiação está marcada para o dia 28 de novembro, na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.

A ONC 2019 foi dividida em duas fases, sendo que a primeira foi realizada em agosto, e a segunda, no dia 21 de setembro. As provas foram aplicadas nos próprios campi e abordaram questões de física, química, biologia e astronomia.

No campus Rio Branco, cinco estudantes são medalhistas: Aylon Victor Ribeiro, do 1º ano conquistou o bronze; do 3º ano, Normando Dutra vai receber a medalha de prata e Nicole da Silva, de bronze. Elinara Ferreira e Mardson Vieira também serão premiados com certificado de menção honrosa.

A professora Myrna da Cunha, responsável pela organização da Olimpíada no campus Rio Branco, destacou o trabalho conjunto dos professores e comprometimento dos estudantes para alcançar o resultado. “Sinto-me honrada em estar à frente da participação do Ifac pela primeira vez na Olimpíada Nacional de Ciências e por termos conseguido estas medalhas concorrendo a nível nacional. Nossos professores estão de parabéns. Não é fácil organizar a participação em uma olimpíada, mas muito satisfatório ver o Ifac sendo tão bem representado”.

Alunos do Ifac campus Xapuri também participaram da ONC e receberam menção honrosa pelo seu desempenho. A estudante do 2º ano, Sarah Andrade e os do 4º ano, David Andrade, Rhaila Cris de Araújo e Carla Williane Nicácio também serão premiados. Quem esteve à frente da aplicação das provas na unidade foi a professora Tatiane Clem.

Foto: Estudantes do campus Xapuri nas 1ª e 2ª fases da ONC 2019

Segundo a docente, este ano os estudantes do campus Xapuri tiveram bom desempenho não apenas na ONC, mas em outras competições como nas olimpíadas de Biologia, de Astronomia e de Matemática. “A participação dos nossos alunos foi muito boa, para não dizer excelente. A ONC é uma avaliação interdisciplinar com nível muito alto de cobrança. Não tivemos tempo de fazer nenhuma preparação específica, mas eles vêm se preparando para essas olimpíadas há algum tempo, graças ao incentivo da nossa equipe e do protagonismo deles. Essas olimpíadas têm incentivado a busca pelo conhecimento, o debate mais qualificado em sala de aula e o crescimento intelectual dos nossos alunos”, comentou.

No campus Tarauacá, a estudante do 1º ano, Maria Elandia Viana também teve um bom desempenho e vai receber menção honrosa. Os estudantes da unidade tiveram orientação da professora Thays Mandu.

A Olimpíada Nacional de Ciências é coordenada pela Universidade Federal do Piauí com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A ONC faz parte de um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantã e a Sociedade Astronômica Brasileira. O objetivo é popularizar e divulgar o conhecimento científico a todos.

Alunos do Ifac são classificados para 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências

registrado em: