Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Perguntas e Respostas: volta às aulas, calendário letivo e bolsas
Início do conteúdo da página
Notícias

Perguntas e Respostas: volta às aulas, calendário letivo e bolsas

Representantes do DCE e Grêmios Estudantis tiraram as dúvidas, durante webconferência com a reitora do Ifac, pró-reitora de Ensino e diretor de Assistência Estudantil

  • Publicado: Segunda, 06 de Abril de 2020, 10h40
  • Última atualização em Segunda, 06 de Abril de 2020, 12h19

Para tirar as dúvidas dos estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Grêmios Estudantis de diversos campi, se reuniram com a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, a pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, e o diretor de Assistência Estudantil, Edu Gomes.

 

O encontro, que aconteceu na última quarta-feira (01.04), foi realizado por meio de webconferência, quando foram respondidas as dúvidas e questionamentos realizados pelos alunos do Ifac. Dentre as principais temáticas abordadas durante o encontro estavam: retorno das aulas presenciais, reformulação do calendário letivo, pagamento de bolsas estudantis e eventos da Rede Federal.

E para ajudar nossos alunos, elencamos abaixo as perguntas feitas pelos representantes do DCE e Grêmios Estudantis e suas respostas:

Quando serão retomadas as aulas presenciais no Ifac?

Ainda não temos uma previsão para o retorno das aulas presenciais. O Ifac, através da Portaria 396/2020, publicada no dia 31 de março, determinou a suspensão das aulas por tempo indeterminado. A decisão foi baseada nas recomendações do Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus (Ifac/Covid-19), da Organização Mundial da Saúde (OMS), entidades médicas, sanitárias e científicas, sobre a manutenção do isolamento social como fundamental medida para o enfrentamento ao Covid-19.

O pagamento das bolsas da Assistência Estudantil está mantido?

Sim. O pagamento das Bolsas de Auxílio Permanência continua sendo realizado. Somente dois editais de Assistência Estudantil foram suspensos, visto que ainda estavam em fase de seleção de estudantes e, devido ao isolamento social, as entrevistas pessoais não poderiam ser realizadas. Os dois editais suspensos são: 16/2019 – Seleção de Projetos de Monitoria e Monitores, e o 07/2020 – Seleção de Estudantes para o Programa de Monitoria Especial. A partir do retorno das aulas presenciais, ambos editais serão reabertos. Em relação ao Auxílio Transporte, para os estudantes dos campi Rio Branco e Avançado Baixada do Sol, este também se encontra suspenso, visto a suspensão das aulas presenciais.

Por que não realizar aulas na modalidade EaD?

Após um levantamento prévio, o Ifac verificou que mais de 50% dos estudantes da instituição não possuem estrutura (computador + internet) em casa para desenvolver as atividades escolares na modalidade de Ensino a Distância e em segurança durante esse período de isolamento social. Dessa forma, a instituição optou por não realizar as aulas por meio de webconferência, visto que a maioria dos alunos do Ifac ficaria prejudicada em relação ao desenvolvimento de trabalhos, provas e/ou quaisquer atividades escolares. É importante que todos compreendam que a educação não deve excluir, mas sim incluir todos.

Trabalhos e atividades que haviam sido repassadas pelos professores serão válidos como notas?

Não. A partir da suspensão das aulas, publicadas nas Portarias 352/2020 e 396/2020, as atividades encaminhadas aos estudantes pelos professores via e-mail, aplicativos de mensagem e pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) não serão computadas como notas e/ou conceitos. As atividades, provas e trabalhos somente terão validade quando as aulas presenciais forem retomadas na instituição.

O calendário letivo programado para 2020 será mantido?

Não. Com a suspensão das aulas, conforme as Portarias 352/2020 e 396/2020, o calendário letivo no Instituto Federal do Acre será reorganizado. A reestruturação do ano letivo de 2020 irá acontecer por meio de planejamento prévio e reuniões, que serão realizados com a participação de docentes, técnicos administrativos e estudantes. A elaboração do calendário também terá como base os ajustes propostos na MP 934/2020, que suspense a obrigatoriedade do cumprimento dos 200 dias letivos, conforme prevê a LDB, mas que mantém o cumprimento da carga horária dos cursos.

Serão realizadas aulas aos finais de semana e feriados?

Sim. Com recomendação para o isolamento social e suspensão das aulas, por meio das Portarias 352/2020 e 396/2020, o novo calendário letivo do Ifac contará com a realização de aulas aos sábados e também em dias de feriado. A decisão tem também como objetivo o cumprimento da carga horária dos cursos durante o período letivo de 2020. É importante lembrar que os planos de cursos do Ifac já contam com a possibilidade de realização de aulas aos sábados, por exemplo.

No entanto, só teremos clareza desse quadro a partir do momento em que as autoridades sanitárias autorizarem o retorno das atividades presenciais. É importante destacar que, nesse momento, o mais importante é cuidarmos da nossa saúde.

Serão realizados eventos esportivos e científicos da Rede Federal em 2020?

Não. Com o anúncio da pandemia pelo novo coronavírus, a declaração do Governo Federal sobre situação de emergência pública e que a contaminação pelo Covid-19 chegou ao estágio de transmissão comunitária no Brasil, todos os eventos esportivos e científicos da Rede Federal foram cancelados e serão realizados somente no ano de 2021. 

Como será feito o retorno das atividades presenciais no Ifac?

O Instituto Federal do Acre (Ifac) já iniciou os trabalhos de planejamento para o retorno das atividades presenciais nos campi e unidades da Reitoria. O plano irá prever desde orientações sobre a presença nos espaços da instituição, utilização e disponibilização de produtos de higiene, atendimento ao público, realização de eventos, reuniões, dentre outras ações. A construção do planejamento contará ainda com a participação de servidores de todas as unidades da instituição.

registrado em:
Fim do conteúdo da página