Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFAC participa da abertura oficial da Semana de Ciência e Tecnologia e Viver Ciência
Notícias

Estande do IFAC terá como atrações o Planetário Móvel, programação voltada para ciência, tecnologia, cultura, literatura e forma de ingresso

• Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 10h17
  • Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 10h43

Em solenidade no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (UFAC), na tarde dessa terça-feira, 13, foi realizada a abertura oficial da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia e da 2ª Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Acre – Viver Ciência. O evento contou as presenças da governadora em exercício, Nazareth Araújo, da Reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC), profa. Rosana Cavalcante dos Santos, do secretário de Estado de Educação e Esporte (SEE), prof. Marco Brandão, da secretária de Ciência e Tecnologia, Renata Silva e Sousa, e parceiros que contribuíram com a organização dos eventos.

Na abertura a governadora em exercício Nazareth Araújo, destacou que a contribuição do conhecimento científico e tecnológico voltado aos saberes e conhecimentos da Amazônia devem pontuar o debate da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e do Viver Ciência. “Estas são oportunidades para expansão de conhecimento. Serão dias ricos de troca de experiência. Teremos várias amostras e feiras que irão acontecer. O Acre hoje tem grande potencial na área de a ciência e tecnologia”.

O secretário de Estado Marco Brandão, após a abertura oficial, destacou a importância da parceria com o IFAC na organização do evento, já que a instituição atua com ciência e tecnologia e tem sido parceiro em outras atividades da SEE.

Além disso, o secretário citou a exposição do Planetário Móvel do IFAC no Viver Ciência, uma atração a mais para os visitantes. “Estamos desenvolvendo parcerias com o IFAC em outros projetos e a participação de alunos expondo trabalhos no estande e o Planetário são atrações que somam ao que estará à disposição dos nossos visitantes”, enfatizou o secretário.

A Reitora Rosana Cavalcante dos Santos, em seu pronunciamento, agradeceu a participação dos alunos, e disse que era uma satisfação participar da abertura do evento na UFAC, já que foi aluna da instituição e que agora retornava como reitora do IFAC.

A Reitora fez questão de dizer que o Viver Ciência não era um espaço para poucos, ou para privilegiados, mas um espaço para todos citando que uma de suas filhas estava participando de exposição de trabalho pela escola que estuda.

Um convite especial aos participantes da abertura foi feito pela Reitoria Rosana Cavalcante dos Santos para que visitem o estande do IFAC. "Os visitantes poderão conhecer os cursos e entender como a nossa instituição, que é recente, mas que está apresente em todas as regionais do Estado, além da forma de ingresso". Ela agradeceu à equipe da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) responsável pelas atividades do Viver Ciência e aos 19 alunos do curso de Física do Campus Sena Madureira, que irão apresentar trabalhos coordenados por cinco professores do curso.

Estande do IFAC - Nesta segunda edição do Viver Ciência, que tem como tema “Educação e Saberes Amazônicos”, o IFAC estará com uma programação diversificada com ciência, tecnologia, cultura, literatura e a presença do Planetário Móvel do IFAC com a atividade "A origem do Universo e explorando o Sistema Solar". No estande haverá apresentação de um Infográfico “Conhecendo o IFAC, seus cursos e seus acessos" onde a comunidade poderá conhecer todos os cursos, formas de ingresso na instituição e as exposições de "Experimentos de Física" e "Iniciativa a Robótica".

Além dessas atividades, serão realizados os lançamentos de dois livros de servidores. O primeiro é “Sob o Pôr do Sol", de autoria da profa. Iliane Tecchio, e
 o segundo “Os Institutos Federais de Educação na Amazônia", dos professores Cleilton Sampaio de Farias e César Gomes de Freitas. Durante o evento os espaços do IFAC estarão funcionando nos horários das escolas, das 07h30 às 11h30; das 13h30 às 17h30, e 19h00 às 21h30, este horário especial somente no dia 14, garantindo a visitação a toda comunidade estudantil. A expectativa dos organizadores é que cerca de 20 mil visitantes visitem os estandes instalados no Centro de Convenções da UFAC.

A participação do IFAC neste evento foi construída com o envolvimento direto da Editora do IFAC, da Pró-reitoria de Ensino (PROEN), Pró-reitoria de Administração (PROAD), da Diretoria Sistêmica de Comunicação (DSCOM) e Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROINP), sendo coordenada pela Pró-reitoria de Extensão, através da constituição de comissão específica.

Veja mais fotos na REDE IFAC

registrado em: