Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFAC participa intensamente do Viver Ciência

IFAC participa intensamente do Viver Ciência

Planetário, oficinas e mostra de experiências são algumas atrações do Instituto no evento promovido pelo Estado

• Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 12h24
  • Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 12h26

Mais de 1.400 estudantes devem passar nesta quarta-feira, 14 de setembro, pelo Planetário Móvel do Instituto Federal do Acre – IFAC instalado no hall do Teatro da UFAC, durante a 2ª Mostra Viver Ciência, evento organizado pela Secretaria de Estado de Educação – SEE. A fila para visitar a mostra "A origem do Universo e explorando o Sistema Solar" era imensa na manhã desta quarta. E quem teve a paciência de esperar não se arrependeu.

“À noite, quando eu olhar para o céu, nunca mais vou vê-lo do mesmo jeito”, disse ao sair do Planetário a menina Stefany Ferreira dos Santos, 7 anos, moradora do bairro Defesa Civil em Rio Branco, aluna do 2º ano da Escola Municipal Mestre Irineu Serra.

“Eu tive a impressão que eu voava pelo espaço. Estudar agora ficou mais fácil”, comentou Rhauã Moura Mendes, aluno do 7º ano da Escola Estadual Dr. Santiago Dantas, morador da Transacreana.

Em um dos auditórios organizados pelo IFAC na Mostra Viver Ciência a presença de jovens estudantes da Rede Pública e Privada também foi intensa na manhã deste primeiro dia do evento. No local, eles têm a oportunidade de conhecer melhor o IFAC e o que ele oferece. Monitores explicam sobre como ingressar nos cursos técnicos e superiores, com o suporte de um painel ilustrado e folderes. O comentário dos jovens que assistem é sempre o mesmo: “Nossa! E quanto paga para estudar no IFAC?” – seguida de um sorriso ao ouvirem a resposta: “Nada. O IFAC é uma instituição pública”.  No mesmo local, o público também vivencia experiências de Física e Robótica.

Oficinas

Outro espaço em que os estudantes e professores do Instituto são encontrados na Mostra Viver Ciência é o das Oficinas. Só o curso superior de Licenciatura em Física do IFAC/Campus Sena Madureira participa com a oferta de 10 oficinas ministradas por 16 acadêmicos, bolsistas do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - sob a supervisão de cinco professores.

Tairine Maia Silva, aluna do 6º período, é um exemplo do ânimo dos estudantes do Instituto em participar do evento e das excelentes oportunidades que a instituição oferece. “Com essas oficinas queremos passar para os estudantes do Ensino Médio que a Física não é um bicho de sete cabeças, não é chata e difícil. Queremos que eles tenham um outro olhar, até mais divertido”, disse. Tairine já foi bolsista de Iniciação Científica, participou de eventos nacionais como o CONNEPI – Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, e estudou um semestre no Instituto Politécnico Castelo Branco – IPCB em Portugal pelo Edital de Mobilidade Internacional do IFAC.

Quer saber o que vai aconteceu nesta manhã no Viver Ciência? Confira na galeria de fotos no facebook da Rede IFAC.

registrado em: