Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > DISGP realiza palestra sobre Doação de Órgãos, Sangue e Medula Óssea

DISGP realiza palestra sobre Doação de Órgãos, Sangue e Medula Óssea

Evento aconteceu no auditório do Campus Rio Branco das 09:00 às 11:00 horas

• Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2016, 14h24
  • Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 14h24

Em parceria com o Hospital das Clínicas do Acre e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre – HEMOACRE, o Instituto Federal do Acre – IFAC realizou no dia 14 de setembro, no auditório do Campus Rio Branco, duas palestras em alusão ao “Setembro Verde”.

O dia 27 de setembro é o dia nacional da doação de órgãos, em função disso a Diretoria de Gestão de Pessoas - DISGP idealizou duas palestras com o objetivo de conscientizar os cidadãos sobre a importância de ser um doador.

A servidora Sirlei Janete da Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida – COSVI do IFAC, a frente do evento, conta que decidiram aproveitar a oportunidade e engajar a doação de sangue e de medula óssea nas palestras. “É importante mobilizar e conscientizar as pessoas sobre a doação de órgãos, sangue e medula aqui no Acre, pois temos poucos doadores e o Hospital das Clínicas e a HEMOACRE estão sempre trabalhando essa questão. A palestra é um espaço aberto para alunos, servidores e comunidade”. Os alunos que participaram da atividade receberam uma declaração justificando a ausência na aula.

A palestra de 09 horas foi ministrada pela coordenadora da Central de Transplantes do Hospital das Clínicas. Ela abordou a importância de ser um doador, quais as dificuldades que as clínicas enfrentam e como as pessoas podem ajudar a reverter esse quadro.

A segunda palestrante foi a coordenadora da HEMOACRE, Quésia Nogueira. Em sua palestra, a coordenadora falou sobre a doação de sangue e de medula óssea. "É muito grande a carência de doações. Numa população de cerca de 800 mil pessoas, apenas 3.841 estão cadastrados, é desesperador para nós e, principalmente, para os pacientes, que estão esperando aquele transplante de medula óssea. Então, o cadastro significado muito, principalmente no nosso estado, devido a questão da compatibilidade. Só considero doador aquela pessoa que doa independente de quem seja o receptor, aquela pessoa que vai lá doar para o pai, mãe ou qualquer parente, não é um doador, é apenas um repositor, porque ele vai, mas não volta” concluiu.

A HEMOACRE é a responsável pela distribuição de sangue em todo o estado, e lamenta pela procura voluntária ser muito baixa. Estima-se que apenas 1,2% da população doe sangue. O Hemocentro realiza alguns projetos como o ‘Doador do Futuro’, onde realizam palestras em escolas do ensino fundamental. Há o projeto ‘Doação Com a Turma’, onde disponibilizam uma van para buscar e deixar os doadores, além da Unidade Móvel, porém esse é menos inviável pelo alto custo.

Para mais informações sobre como ser um doador acesse a página da Hemoacre no facebook: https://www.facebook.com/hemoacre.riobranco

O Hospital das Clínicas está localizado à BR – 364, KM 02 -  Estrada Dias Martins, bairro Distrito Industrial, Rio Branco – Acre. Para mais informações ligue: 3226 – 4336.

registrado em: