Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Cosvi inicia ação para prevenção de doenças ocupacionais no Ifac
Início do conteúdo da página
Reitoria

Cosvi inicia ação para prevenção de doenças ocupacionais no Ifac

Projeto tem objetivo de conscientizar os servidores quanto aos hábitos posturais saudáveis no ambiente de trabalho

  • Publicado: Segunda, 24 de Julho de 2017, 11h06
  • Última atualização em Segunda, 24 de Julho de 2017, 16h12
imagem sem descrição.

A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi), da Diretoria-Sistêmica de Gestão de Pessoas (DISGP), iniciou nesta segunda-feira (24.07) uma atividade relacionada à prevenção de duas das doenças ocupacionais mais comum em um local de trabalho: as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

A ação, denominada “Programa Preventivo à LER/DORT no Ifac”, é coordenada pela fisioterapeuta Roneres Costa Campos e consiste em uma série de intervenções ergonômicas nos ambientes de trabalho, com o objetivo de conscientizar os servidores quanto aos hábitos posturais saudáveis no ambiente de trabalho.

Com o apoio de alunos do curso de Fisioterapia da Uninorte, o grupo percorreu as salas do Anexo da Reitoria falando sobre os riscos ocupacionais provocados pela má postura nas cadeiras, durante o trabalho, o posicionamento incorreto dos materiais em cima da mesa, como posição baixa do computador, ou teclado e mouse muito próximos ao corpo. Os servidores também puderam passar por avaliações de flexibilidade, acompanhadas de exercícios para alongamento, recebendo recomendações conforme os resultados medidos. Além disso, receberam orientações específicas sobre as duas doenças.

As visitas foram muito bem recebidas por todos os servidores, que puderam compreender a necessidade da prevenção da LER/DORT, como afirmou a servidora Weysla Paula de Souza Lopes Dutra, da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas. “As intervenções e informações promovidas pela equipe da Cosvi são cruciais para a manutenção da saúde”.

As orientações também servirão como ferramenta para o bem-estar no dia a dia do trabalho e fora dele, como relata a servidora da Pró-Reitoria de Administração, Silviana de Oliveira Abreu Amaral. “Com essas dicas, a gente começa a identificar as doenças e passa a relaciona-las com o trabalho. Não adianta ficar fazendo tratamentos sem saber a origem exata”.

Veja mais fotos no Flickr do Ifac

Segundo Roneres Costa Campos, o recebimento positivo dos servidores irá contribuir para o resultado mais efetivo proposto pela ação, a qualidade de vida no trabalho e o servidor se sentir mais confortável. “Com a pesquisa pudemos detectar que 90% dos servidores apontaram que têm ou tiveram os sintomas da LER/DORT. Pretendemos prevenir essas doenças ocupacionais que são sérias”.

Mas apenas as dicas e as orientações não são suficientes para contemplar esses objetivos. De acordo com Roneres Campos, cada servidor deverá fazer sua parte, estando sempre atento às dicas e se reeducando ergonomicamente. “Para o servidor é necessário a autoconsciência corporal, se auto reeducar através da leitura, das orientações, fazer as pausas, os alongamentos. Vamos passar nos setores para lembra-los que é preciso manter a postura mais ideal possível”.

Nessa terça-feira (25.07), a ação será feita no prédio principal da Reitoria, contando, novamente, com as visitas às salas de trabalho, avaliação de flexibilidade, os alongamentos e exercícios laborais. Além disso, ao longo da semana, serão enviados para o e-mail dos servidores, dicas posturais e ergonômicas preventivas.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página