Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ifac aumenta em 55% o número de servidores em cinco anos

Ifac aumenta em 55% o número de servidores em cinco anos

Dados da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas são de 2014 a 2018

• Publicado: Sexta, 30 de Março de 2018, 05h46
  • Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 08h54

Nos últimos cinco anos, o Instituto Federal do Acre (Ifac) aumentou o número de servidores em 55%. Os dados, que são da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp), apontam o crescimento de 2014 a 2018, passando de 466 profissionais para 723 novos técnicos-administrativos e docentes.

“Por sermos ainda uma das poucas unidades da Rede Federal que se encontra em expansão, a nomeação destes novos profissionais tem acontecido anualmente e com objetivo de ampliar a qualidade das ações desenvolvidas no Instituto Federal do Acre. A chegada destes novos servidores tem feito toda a diferença em nossas unidades”, ressalta a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

Criado através da lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, o Instituto Federal do Acre iniciou suas atividades no ano de 2010, quando tomaram posse os primeiros servidores, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. Porém, para que a instituição pudesse ampliar suas atividades também foram realizados concursos nos anos de 2012, 2014 e 2016.

“Os concursos no Ifac, a partir de 2014, foram realizados com base nas demandas feitas pelas unidades e levando em consideração a estrutura de cada campus. Além disso, para que as vagas pudessem ser definidas para as seletivas de novos profissionais foram feitos estudos com cada unidade de ensino para sabermos quais os cargos eram necessários”, explica a diretora sistêmica de Gestão de Pessoas, Dirlei Terezinha Fachinello.

Para que as nomeações de novos profissionais possam ser feitas, o Ifac realiza reuniões com a presença de diretores de campi, pró-reitores, além de diversos membros da gestão institucional. “A nomeação de novos profissionais é definida em conjunto, durante reunião do Colégio de Dirigentes, e com base nas necessidades de cada unidade do Ifac. É um trabalho muito amadurecido por parte da atual gestão, que tem sempre como objetivo central a qualidade no ensino”, informa Dirlei Fachinello.

Mais fotos no Flickr do Ifac

Eixos tecnológicos

De acordo com a pró-reitora de Ensino (Proen), Maria Lucilene Belmiro de Melo Acácio, para subsidiar as nomeações de novos técnicos-administrativos e docentes, foi necessário realizar um trabalho, a partir de 2014, para definição dos eixos tecnológicos da instituição. Dessa forma, os campi do Ifac passaram a ter uma identidade pedagógica, ofertando cursos relacionados à realidade econômica de cada município do Acre.

Atualmente, a Rede Federal conta com 11 eixos tecnológicos sendo trabalhados nos mais de 640 campi instalados no país. No Acre, as seis unidades do Instituto Federal atuam com cursos técnicos e superiores que envolvem os eixos de desenvolvimento educacional e social, gestão e negócios, informação e comunicação, produção alimentícia, produção industrial, recursos naturais e segurança.

“Em 2014 realizamos um trabalho para reorganização dos eixos tecnológicos e dos cursos ofertados em cada campus do Ifac, pois tínhamos algumas situações que eram insustentáveis. Com auxílio das unidades e também da comunidade local, identificamos quais áreas precisavam de novas contratações. Fizemos esse mapeamento durante os anos de 2014 a 2016, até chagarmos a realização do último concurso, que foi totalmente organizado pelo Ifac. Todas as áreas destacadas no último edital, foram resultantes desse trabalho de redefinição das ofertas de curso e de eixos tecnológicos”, explica Lucilene Acácio.

Acolhimento de novos servidores

Devido ao aumento no quadro funcional nos últimos cinco anos, a chegada de novos profissionais fez com que a instituição organizasse um momento de apresentação da Rede Federal e também da estrutura atual do Ifac. Esta ação, que foi organizada pela Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas, teve início no mês de março com servidores lotados nas unidades da Reitoria e campi Avançado Baixada do Sol e Rio Branco.

“A gente ama aquilo que a gente conhece bem. E o acolhimento é uma forma de apresentarmos aos servidores a estrutura da Rede Federal, como também do Ifac. Com as informações repassadas pelas Pró-Reitorias e Diretorias Sistêmicas, os técnicos-administrativos e docentes compreenderam o desenvolvimento da instituição. Este tipo de evento faz com que cada servidor se sinta parte do Instituto e possa se posicionar diante de situações do dia a dia. A informação facilita o entendimento como um todo”, destaca a reitora do Ifac.

Ainda de acordo com Rosana Cavalcante dos Santos, o ingresso de novos servidores no Ifac tem contribuído diretamente para a melhora de diversos índices de qualidade institucional, como também refletido nas notas dos estudantes e implementação de projetos de pesquisa e extensão.

“A entrada de servidores, somada à execução das políticas que estão sendo implementadas no ensino, pesquisa e extensão, contribuiu para uma melhora significativa no trabalho da instituição. Além disso, esse aumento no quadro funcional tem apresentado bons retornos nas avaliação de nossos cursos. Temos crescido muito e estamos traçando um caminho para a excelência no ensino”, explica Rosana Cavalcante dos Santos.

Sobre o evento de ambientação, a partir de abril as atividades serão realizadas nas demais unidades do Instituto Federal do Acre. A expectativa é de que o próximo campus a receber o evento seja Cruzeiro do Sul. Na sequência serão Xapuri, Tarauacá e Sena Madureira.