Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ifac assina acordo de cooperação com Controladoria Geral da União

Ifac assina acordo de cooperação com Controladoria Geral da União

Atividades irão contribuir para a prevenção e o combate à corrupção, promoção da transparência e da ética pública

• Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 09h09
  • Última atualização em Segunda, 16 de Abril de 2018, 08h50

Com objetivo de ampliar as ações em parceria entre o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Controladoria Geral da União (CGU), foi assinado, na última quinta-feira (05.04), termo de cooperação para o desenvolvimento de atividades e projetos voltados para a prevenção à corrupção e promoção da transparência e da ética pública.

O documento, que tem vigência de cinco anos, conta ainda com atividades que visam estimular a produção de conhecimento através de pesquisas e eventos, que fomentem o controle social e o fortalecimento da gestão pública com maior efetividade na proteção dos recursos públicos.

Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, as ações em parceria com a CGU irão contribuir para que a instituição amplie sua atuação junto à pesquisa e extensão, como também apresente novos serviços de interesse para a sociedade. Ainda segundo ela, os trabalhos em conjunto vão auxiliar a comunidade a perceber a importância de ambas as instituições.

“Com a assinatura do termo de cooperação ampliamos nossas opções de trabalho, além de poder atuar juntos em projetos que poderão ser apresentados nacionalmente, como também que garantam um serviço relevante para a comunidade. Formalizar esta parceria é extremamente positivo, pois reforça o nosso compromisso em trabalhar com transparência”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.

De acordo com o superintende da CGU no Acre, Ciro Jônatas de Souza Oliveira, com a assinatura do termo de cooperação, novas atividades poderão ser apresentadas à sociedade. “O Ifac é um parceiro de longa data e já vínhamos desenvolvendo algumas ações em conjunto. Porém com a assinatura do termo de cooperação, as possibilidades de trabalho aumentam, inclusive no âmbito de estimular pesquisas e sistemas relacionados ao combate a corrupção e controle social”.

Conforme o termo de cooperação, além da realização de novas capacitações aos servidores e comunidade, também estão previstos o desenvolvimento de estudos e pesquisas, por meio de docentes e estudantes dos cursos técnicos e superiores do Ifac, na temática de combate à corrupção e gestão adequada de recursos públicos, a publicação e divulgação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos na área de prevenção e combate à corrupção e gestão de recursos públicos, como também a realização de congressos, seminários e outros eventos.