Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Mais de 540 servidores do Ifac participaram de capacitações em 2018

Mais de 540 servidores do Ifac participaram de capacitações em 2018

Cursos também forma desenvolvidos em parceria com Controladoria Geral da União, Universidade Federal do Acre e Ministério Público do Acre

• Publicado: Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 06h30
  • Última atualização em Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 11h38

Docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal do Acre (Ifac) participaram de 10 cursos de capacitação ao longo do ano de 2018. Ao todo, mais de 540 servidores foram capacitados, conforme levantamento apresentado pela Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp).

Dentre as áreas contempladas durante as capacitações estão: Assistência Estudantil, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, Ética e Relações Interpessoais, Coaching e Inteligência Emocional, Formação de Gestores, como também cursos para elaboração de Editais e Termos de Referência, e treinamento para o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), do Governo Federal.

Conforme explica a diretora sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp), Dirlei Fachinello, através da Coordenação de Capacitação (Cocap), os cursos têm sido realizados com objetivo de ampliar o desenvolvimento de competências individuais dos servidores e, consequentemente, a instituição também obter melhorias.

“Para 2018, o Ifac firmou dois acordos de cooperação, com a Universidade Federal do Acre e também Controladoria Geral da União, com objetivo possibilitar novas capacitações aos servidores. Outro ponto positivo e que a instituição vem adotando, é tanto para otimização de recursos, como também para ampliação do número de servidores capacitados, é a realização de cursos na modalidade in company, pois desta forma com menos recursos é possível capacitar cada vez mais servidores”, afirmou Dirlei Fachinello.

Coordenadora de Apoio Socioeconômico da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes), Priscila da Silva Soares, participou de um seminário nacional, que discutiu “O Trabalho do Assistente Social na Assistência Estudantil”. Junto com ela, também integraram as atividades outros assistentes sociais do Ifac que atuam nos campi Rio branco, Avançado Baixada do Sol, Xapuri, Tarauacá, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul.

Para ela, a capacitação que aconteceu em Cuiabá (MT), foi essencial para perceber o trabalho desenvolvido pela Dsaes, além da troca de experiências que proporcionou novos conhecimentos e ideias para implantação de melhorias na instituição.

“Foi uma capacitação muito importante, pois percebemos que a nossa realidade na Assistência Estudantil não está distante da maioria dos mais Institutos Federais. Pelo contrário, em alguns momentos foi possível notar nosso avanço em relação a determinados assuntos. Acredito que estar em um seminário nacional contribuiu também para ampliar nossa visão em relação às melhorias e proposições de ações”, ressaltou”, destacou Priscila Soares.

Para 2019, a diretora sistêmica da Disgp, Dirlei Fachinello, ressalta que a Política de Capacitação do Ifac está passando por reformulação, assim como também o Plano de Capacitações será aprovado pelo Colégio de Dirigentes até o mês de março.