Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ifac recebe visita de diplomata para conhecer política de internacionalização

Ifac recebe visita de diplomata para conhecer política de internacionalização

Perspectivas de parcerias com o apoio da Embaixada Americana e o papel da Rede Federal são temas discutidos durante reunião

• Publicado: Sexta, 04 de Janeiro de 2019, 11h30
  • Última atualização em Terça, 08 de Janeiro de 2019, 20h15

Como última agenda institucional realizada pela reitora Rosana Cavalcante dos Santos, em 2018, gestores do Instituto Federal do Acre (Ifac), receberam no dia 19.12, a visita da diplomata Lauren Willy, dos Estados Unidos da América (EUA), para apresentar a política de internacionalização e o papel da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na troca de experiência entre os dois países.

Na ocasião participaram os representantes da Assessoria de Relações Internacionais (Arint), do Gabinete Institucional (Gabin), da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), da Pró-reitoria de Ensino (Proen), e da Pró-reitoria de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação (Proinp). Na pauta da reunião a Rede Federal e as perspectivas do Ifac para o desenvolvimento de atividades em conjunto com instituições dos Estados Unidos no futuro, contando para isso com o apoio da Embaixada e, possivelmente, consulados americanos no Brasil.

A diplomata esteve em Rio Branco para o lançamento do Education USA que, em fevereiro de 2019, começará a funcionar como fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos. Esse escritório, segundo Lauren Willy, ficará localizado no Centro de Referência de Inovações Educacionais (Crie), e sorteará todos os anos uma bolsa de estudos para um aluno de Ensino Médio do Acre ter uma experiência de vivência nos EUA durante quatro semanas.

Ainda em fevereiro, está planejada uma nova edição do Fundo de Inovação do 100k Strong in the Americas, no qual o Ifac foi contemplado recentemente em projeto escrito pela Northern Virginia Community College (Nova). A reitora Rosana Cavalcante dos Santos disse que é mais uma oportunidade de o Ifac desenvolver novas atividades em parceria com colégio comunitário, um grupo de instituições de ensino que mostrou ser de interesse para a diplomata. “A parceria com a Nova permitiu a troca de experiência, com a ida de alunos do Ifac para os Estados Unidos e a vinda de alunos para estudarem nos nossos campi”.

Na visita a reitora Rosana dos Santos presenteou a diplomata com livros publicados pela Editora Ifac, dentre os quais um exemplar do livro “Feijões do Vale do Juruá”, que traz informações sobre os tipos de feijões produzidos em cinco municípios acreanos. A reitora é uma das autoras do livro, que conta com a participação dos professores da Universidade Federal do Acre (UFAC), Eduardo Pacca e Eliane de Oliveira, e ainda do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Amauri Siviero.

Ao final da visita a diplomata destacou a importância da visita ao Ifac, para entender a política de internacionalização e as parcerias firmadas com a Northern Virginia Community College. “Fiquei impressionada com funcionamento do Ifac e as parcerias com a Nova, que vai abrir a oportunidade para que alunos americanos possam estudar no exterior, e me deixa totalmente feliz com este programa. Além disso, é importante também que a Embaixada dos Estados Unidos conheça instituições, como o Ifac, que desenvolve intercâmbio entre escolas dos dois países”.

(Com informações da Assessoria de Relações Internacionais)