Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ifac aprova criação de conselhos de campus

Ifac aprova criação de conselhos de campus

Resolução publicada em 27 de fevereiro visa dar mais transparência e autonomia na gestão das unidades do instituto

• Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 10h21
  • Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 10h24

O Instituto Federal do Acre publicou em seu Boletim de Serviço a Resolução nº 14, de 27 de fevereiro de 2019, que dispõe sobre aprovação da criação e regulamentação do Conselho de Campus (Cocam) no âmbito de cada campus do Ifac. A deliberação do Conselho Superior, em ocasião da 25ª Reunião Ordinária, ainda em 2018, no dia 7 de dezembro.

O Conselho de Campus será o órgão de caráter normativo, consultivo e deliberativo no âmbito de cada campus, de forma a assessorar a Direção Geral, Administrativa e de Ensino. A finalidade do Cocam é colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas, no âmbito do campus, conforme competências estabelecidas em seu Regulamento, concorrendo para que a Instituição cumpra sua função social.

Os Cocam serão coordenados e presididos pela Direção Geral do campus e serão integrados por membros titulares e suplentes eleitos por seus pares. Eles serão compostos por membros da gestão da unidade e representantes dos segmentos docentes, técnicos administrativos em educação, discentes, egressos e pais de alunos, além de representante da Assistência Estudantil e da Coordenação Técnico-Pedagógica.

Acesse a Resolução nº 14/2019 no
Boletim de Serviço nº 13 - Março/2019

Os mandatos dos conselheiros serão de dois anos, permitida uma recondução para o período imediatamente subsequente, exceto para os membros natos, cujo mandato perdurará enquanto se mantiverem nos respectivos cargos.

A reitora do Ifac e presidente do Consu, Rosana Cavalcante dos Santos, destaca a importância dos conselhos de campi como um órgão de transparência às ações no âmbito dos campi.

“É uma forma de apresentar para a comunidade a transparência do que está sendo realizado dentro da gestão do campus. As decisões tomadas pela gestão do campus agora serão compartilhadas de forma transparente e democrática com toda a comunidade, que terá representantes no conselho. É a forma como essa gestão já vem tratando as questões institucionais agora a nível dos campi onde as ações serão apresentadas com transparência, clareza e melhor acompanhadas pela comunidade”, afirmou a gestora.