Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ifac abre inscrições para intercâmbio nos Estados Unidos

Ifac abre inscrições para intercâmbio nos Estados Unidos

Estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal do Acre podem se inscrever até 10 de abril

• Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 16h47
  • Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2019, 09h00

Estudantes dos cursos superiores do Instituto Federal do Acre (Ifac) já podem se inscrever para o intercâmbio que será realizado entre 2019 e 2020 nos Estados Unidos. As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de abril. Para participar, os candidatos devem enviar os documentos exigidos em edital para o e-mail arint.reitoria@ifac.edu.br.

A seleção será realizada pelo Ifac e Northern Viriginia Community College (Nova), instituição que coordena o programa de intercâmbio nos Estados Unidos. Conforme explica a assessora de Relações Internacionais do Ifac, Maria Freire da Costa, a unidade de ensino nos EUA em que o aluno irá realizar o intercâmbio dependerá da área da sua área de formação.

Acesse aqui o edital

De acordo com edital, a classificação dos candidatos inscritos será realizada com base na média do Coeficiente de Rendimento Acadêmico, entrevista presencial em língua inglesa/portuguesa e prova objetiva em língua inglesa. Ao todo serão selecionados quatro estudantes que tiverem as melhores pontuações.

Os classificados serão indicados para a Northern Viriginia Community College (Nova), que será responsável por selecionar os dois alunos do Ifac que realizarão o intercâmbio durante um ano nos Estados Unidos. Após esta fase, os dois indicados serão submetidos ao Test of English for International Communication (TOEIC).

Acesse aqui a ficha de inscrição

Bolsa de estudo

Os dois estudantes do Ifac selecionados realizarão o intercâmbio de julho de 2019 a maio de 2020, por meio de bolsa de estudos, que conta com um curso intensivo de inglês com duração de quatro semanas antes do início do ano acadêmico, alojamento e alimentação durante todo o período do programa, taxas escolares, auxílio mensal para cobrir as despesas adicionais de estadia durante o programa, transporte de ida e volta aos EUA e seguro saúde.

Os candidatos podem encontrar informações adicionais sobre o intercâmbio na página oficial do Programa Community College Initiative, pelo link http://www.nvcc.edu/ccip/.

Estudantes do Ifac nos EUA

Esta é a segunda vez que o Instituto Federal do Acre seleciona estudantes de cursos superiores para o intercâmbio nos EUA. Em 2018, Schawany Najara Machado Brito (campus Rio Branco) e Thawan Bezerra Martins (Sena Madureira), embarcaram para o país norte-americano. Desde então, os dois têm realizado atividades escolares, culturais e sociais que estão contribuindo para a ampliação do conhecimento acadêmico de ambos.

Thawan Martins, que é estudante do curso de Bacharelado em Zootecnia e atualmente se encontra no estado de Iowa, destaca que o intercâmbio tem lhe garantido inúmeras experiências acadêmicas positivas. Ele ainda reforça que devido ao intercâmbio tem tido a oportunidade de conhecer profissionais diversos.

“Queria encorajar todos os alunos do Ifac a se inscreverem para as vagas do programa de internacionalização de 2019. É uma experiência incrível vir para os Estados Unidos, ter a oportunidade de ter uma grande mudança pessoal e profissional, através de aulas acadêmicas, estágios e pelo contato com a comunidade. Vale muito a pena. Não percam a oportunidade de tentar algo além da sala de aula, fazer novas conexões com profissionais do mundo todo, construir uma carreira profissional diferenciada”, ressaltou o jovem.

Parceria

A parceria entre o Instituto Federal do Acre e a Northern Viriginia Community College foi firmada em 2017. De lá para cá, as duas instituições têm realizados atividades em conjunto em prol da ensino, pesquisa e extensão.

Além dos estudantes do campus Rio Branco e Sena Madureira estarem realizando intercâmbio nos Estados Unidos, em março de 2018, professores e membros da Nova conheceram os projetos e ações desenvolvidos nas unidades do Ifac em Rio Branco e Xapuri. A vista proporcionou ainda a realização de rodas de conversas e trocas de experiências entre professores brasileiros e norte-americanos.

Para a reitora do Ifac, dar sequência à parceria com a instituição norte-americana, reforça o compromisso da instituição em proporcionar novas oportunidades de conhecimento e qualificação profissional aos estudantes.

“Sempre entendemos as ações de cunho internacional como um trabalho de grande valia para os estudantes. Por isso temos atuado para garantir parcerias, não apenas com os Estados Unidos, mas também com outros países, e assim proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de ampliar os conhecimentos, vivenciar novas experiências socioculturais e acadêmicas”, ressaltou Rosana Santos.

Para a assessora de Relações Internacionais do Ifac, Maria Freire, a permanência da parceria entre o Ifac e a Nova é reflexo também do trabalho desenvolvido pela instituição, como também do desempenho dos estudantes já atendidos pelo intercâmbio.

“A conquista de mais duas bolsas para intercâmbio nos EUA é resultado da credibilidade na gestão do Instituto, do trabalho em equipe e do excelente desempenho alcançado pelos primeiros alunos intercambistas. Esse compromisso coletivo faz com que os parceiros confiem e apostem na continuidade das ações”, afirmou Maria Freire.

(Foto: http://www.nvcc.edu/campuses/index.html | The Woodbridge Campus of Northern Virginia)