Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Servidoras participaram de capacitação sobre Cerimonial Universitário

Servidoras participaram de capacitação sobre Cerimonial Universitário

Curso foi ministrado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, em parceria com o Instituto Federal de Rondônia, em Porto Velho

• Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 11h50
  • Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 11h54

As servidoras da Diretoria Sistêmica de Comunicação (Dscom) do Instituto Federal do Acre (Ifac), Antoniete Buriti de Souza Alves, que atualmente é coordenadora de Cerimonial e Eventos, e Natália Leite Lima, relações públicas do Ifac, participaram de capacitação sobre "Cerimonial Universitário", ministrada pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir). O encontro, que foi realizado em Porto Velho e obteve parceria do Instituto Federal do Rondônia (Ifro), aconteceu entre os dias 09 e 11 de abril.

Conforme relata Antoniete Buriti, além de instruções sobre o conceito de cerimonial e protocolo, os participantes também aprenderam um pouco mais sobre as simbologias e características específicas para as cerimônias e eventos que podem ser realizados no âmbito das instituições de ensino.

O curso, que obteve carga horária total de 24 horas, foi ministrado por Manoel Veras Cruz da Silva Filho, que é membro do Comitê Nacional do Cerimonial Público (CNCP) e Fórum dos Organizadores de Cerimônias Universitárias e Acadêmicas das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (Forcies).

“Foi uma capacitação muito importante para o setor de Comunicação do Ifac, pois contribuiu para que pudéssemos alinhar e padronizar os ritos de cerimonial universitário de acordo com as normais e leis referentes a estes atos solenes. Foi ainda um momento de troca de experiência e possibilidade de tirar dúvidas. Acredito que iniciativas como essa devem sempre ser proporcionadas, para que possamos fortalecer os setores de comunicação e eventos existentes nas instituições de ensino”, afirmou Natália Lima.

De acordo com Antoniete Buriti, além da capacitação ter ampliado o conhecimento para o setor de cerimonial e eventos do Ifac, os conceitos e instruções vistos durante os dias de curso serão disseminados na instituição.

“O objetivo agora é, além de pôr em prática em nossos eventos, colações de grau e certificações os conceitos aprendidos, repassar também o conhecimento através de capacitações internas para os servidores que compõem a Comissão Permanente de Apoio aos Eventos e Comunicação do Ifac. A expectativa é de que seja elaborado um calendário, para que os servidores de cada campi possam receber também esse aprendizado”, ressaltou a coordenadora.

Além das servidoras do Ifac, a capacitação sobre "Cerimonial Universitário" contou com a presença de profissionais da Universidade Federal do Acre (Ufac), Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), Faculdade Metropolitana da Faculdade de Rondônia (Faro).

(Com informações - Fundação Universidade Federal de Rondônia)