Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Adiamento do JIFAC 2019

Adiamento do JIFAC 2019

Decisão foi anunciada na tarde desta terça-feira (14.05) após avaliação do cenário orçamentário do Instituto Federal do Acre

• Publicado: Terça, 14 de Maio de 2019, 17h14
  • Última atualização em Quarta, 15 de Maio de 2019, 09h38

O Instituto Federal do Acre (Ifac) vem a público informar o adiamento da edição 2019 dos Jogos do Instituto Federal do Acre (JIFAC 2019). A decisão foi tomada nesta terça-feira (14.05), após avaliação do cenário orçamentário da instituição pelas Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin) e de Extensão (Proex), e posterior consulta aos diretores gerais dos campi do Ifac.

O adiamento da competição se deve, principalmente, aos cortes orçamentários promovidos pelo Governo Federal e anunciados no dia 30 de abril, no que se refere aos recursos destinados ao funcionamento da instituição. A porcentagem do bloqueio para o Ifac foi na ordem de 37,18%, o que representou a redução de R$ 5,8 milhões em recursos de custeio.

Ainda em relação ao orçamento da instituição, mesmo os recursos destinados à Assistência Estudantil não tendo sido bloqueados pelo Governo Federal, outro fator que gerou prejuízo à instituição e adiamento do JIFAC 2019 foi a necessidade de reduzir, de forma imediata, os gastos com combustível, manutenção de veículos e pagamento de diárias (itens que estão previstos nos recursos destinados ao funcionamento da instituição).

Além disso, no dia 30 de abril, o prédio administrativo do Ifac em Cruzeiro do Sul foi atingido por um incêndio, o que fez com que o Ifac direcionasse, imediatamente, cerca de R$ 150 mil para realização de adequações na unidade, com objetivo de retomar as atividades no campus do Vale do Juruá.

Por fim, o Instituto Federal do Acre informa que, no dia 09 de maio, a reitora do Ifac e vice-presidente de Relações Parlamentares do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Conif), Rosana Cavalcante dos Santos, se reuniu com o atual ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub, que se comprometeu em analisar a recomposição orçamentária das instituições da Rede Federal, porém sem horizonte de prazos.

Dessa forma, o Ifac informa que os Jogos do Instituto Federal do Acre (JIFAC) somente serão realizados em 2019, caso o Ministério da Educação (MEC) efetive a recomposição orçamentária anunciada pelo ministro Abraham Weintraub, durante reunião ocorrido no dia 09 de maio, em Brasília.

Reitoria do Instituto Federal do Acre

Diretores Gerais dos campi do Instituto Federal do Acre