Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ifac realiza campanha “Sangue é vida: Seja doador” e incentiva doação
Início do conteúdo da página
Reitoria

Ifac realiza campanha “Sangue é vida: Seja doador” e incentiva doação

Ação está sendo realizada em parceria com o Hemoacre; servidores poderão realizar doações no dia 28 de maio

  • Publicado: Sábado, 25 de Mai de 2019, 10h55
  • Última atualização em Quarta, 29 de Mai de 2019, 16h55
imagem sem descrição.

O Instituto Federal do Acre (Ifac), através da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp), por meio da Coordenação de Atenção a Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi), está realizando a campanha “Sangue é vida: Seja doador”. A ação, que está sendo desenvolvida em parceria com Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), tem o objetivo de sensibilizar os servidores sobre a importância da doação regular de sangue.

Como parte da campanha, no dia 28 de maio, profissionais do Hemoacre estarão presentes na sede da Reitoria realizando a coleta das doações, das 08h às 12h. Para participar, é preciso que o servidor tenha entre 18 e 69 anos, pese mais de 50kg e esteja descansado e em boas condições de saúde. Além disso, ele deverá estar portando um documento de identificação com foto. Grávidas e mulheres em período de pós-parto não poderão participar da ação.

Conforme explica a equipe da Cosvi, além de ser um ato de amor e solidariedade, cada doação poderá salvar até quatro vidas.

Recomendações para doação - Antes da captação de sangue, a equipe do Hemoacre realizará o registro do doador, aferição de sinais vitais, triagem hematológica e clínica, para identificar se os requisitos necessários para a doação são atendidos.

Além disso, os servidores que realizarem o processo de doação de sangue, após 10 dias da coleta, poderão retirar os resultados de exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, junto ao Hemoacre.

É válido destacar que as pessoas que realizarem três doações em um período de 12 meses podem solicitar a emissão da carteira de doador. Além de contribuir com o próximo, o documento dá direito a uma série de benefícios, como meia-entrada em shows, espetáculos de teatro, cinema e outros eventos. 

(Informações: Disgp/Cosvi e http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue)

(Foto: Junior Aguiar)

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página