Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ifac realizará parceria com Academia Acreana de Letras

Ifac realizará parceria com Academia Acreana de Letras

Em reunião dos membros da AAL com a gestão do Instituto, foram apontados possíveis projetos com alunos e professores

• Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 06h16
  • Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 17h20

Nesta terça-feira (4.06), a gestão do Instituto Federal do Acre (Ifac) esteve reunida com membros da Academia Acreana de Letras (AAL) na reitoria, em Rio Branco. Participaram da reunião a reitora, Rosana Cavalcante dos Santos, pró-reitores do Ifac, a presidente da AAL, Luisa Lessa juntamente com demais membros da diretoria. O objetivo do encontro foi firmar parceria entre as instituições.

Alguns projetos levantados foram a realização de um encontro de escritores e leitores, de oficinas de leituras nos campi e atividades de incentivo a jovens escritores, bem como a promoção de um concurso literário. Também esteve entre as propostas, a criação de um curso de especialização lato sensu em Língua Portuguesa em cooperação com a AAL. Todas as ações também buscam a valorização de obras e autores regionais.

A presidente da AAL, Luisa Lessa, avaliou a reunião como positiva e disse que o objetivo da Academia é se aproximar das escolas levando a importância do hábito da leitura que forma pessoas mais conscientes. “É muito importante essa aproximação da academia com o Ifac que é uma instituição de ensino. O lema da academia é a imortalidade e o cultivo das letras. A partir disso, entendemos que não se concebem as letras, a escrita sem a leitura. E ler não é só ler as letras, é ler o mundo para que a gente tenha uma sociedade mais justa. Essa visão da academia está casando com o olhar do Ifac e nós saímos desse encontro fortalecidos, por esse objetivo em comum, esse olhar voltado para a educação e para o aprimoramento da sociedade.”

Para a reitora do Ifac, a parceria com a Academia é essencial considerando a importância da instituição que completa 82 anos. “A AAL é a instituição máxima representante da literatura no nosso estado, tem 82 anos de história. A parceria com o Ifac é um presente que vai nos aproximar ainda mais com a comunidade e, também, representa a oportunidade de popularizar o acesso à literatura, à poesia e todo esse universo que parece ser tão restrito a grupos pequenos. A literatura, a poesia e a cultura não devem ser privilégio de poucos, mas difundidas por toda a sociedade como parte da nossa formação, da nossa história”.