Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Gestores do Ifac participam do curso Gerenciamento de Equipes de Alta Performance
Reitoria

Curso é realizado em parceria com a Controladoria Geral da União – Regional Acre, Escola do Poder Judiciário e Instituto Federal do Acre

• Publicado: Domingo, 16 de Junho de 2019, 10h59
  • Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 09h58

Gestores do Instituto Federal do Acre (Ifac) participaram do curso ofertado em parceria com a Controladoria Geral da União – Regional Acre (CGU-AC) que resultou no curso “Gerenciamento de Equipes de Alta Performance”, nos dias 11 e 12.06, ministrado por Karin Webster, que atua como coordenadora-geral de Auditoria das Áreas de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em Brasília.

Durante o curso os participantes tiveram respostas a questões como qual o principal fator determinante de uma gestão de equipes de alta performance? O que diferencia uma equipe de alto desempenho de uma equipe padrão? Como tornar vencedor um grupo de pessoas? O evento contou com a participação de servidores do Judiciário Acreano, da própria CGU-AC e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC).

Titular da Gerência de Avaliação do Ensino (Geave) da Escola do Poder Judiciário, Ivanete Cordeiro deu as boas-vindas aos cursistas e assinalou que “a troca de experiências favorece o desenvolvimento pessoal e profissional”. Ela assinalou que a agenda de capacitação leva os participantes a um resultado muito mais efetivo e  rápido em seus respectivos setores de atuação.

A Direção da Escola e a sua equipe de trabalho têm mantido diálogo com essas e outras instituições, com a finalidade de se estabelecer uma agenda positiva, voltada à consecução de projetos que atendam a necessidades mútuas, bem como ao aprimoramento do ensino e da qualificação técnica.

O Ifac foi representado pelos pró-reitores de Ensino, Lucilene Acácio, de Extensão, Fábio Storch, de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Pedro Plese, o Procurador Federal junto ao Ifac, Breno Fonseca, a assessora Especial, Girlen Nunes, a assessora de Relações Internacionais, Maria Freire, o chefe de Gabinete Institucional, Jefferson Amim, e os diretores sistêmicos de Assuntos Estudantis, Edu Gomes e de Comunicação, Evaldo Pereira.

O Curso - Karin Webster explicou que é fundamental ter em mente que fazer gestão é lidar com pessoas. Segundo ela, deve-se adotar a premissa “gerenciar coisas e liderar pessoas”. A ênfase dada à relevância do papel do líder na organização mostrou a grande responsabilidade em lidar com equipes, sendo seu influenciador direto em situações positivas e também negativas.

Assessora administrativa da Esjud, Vanusa Rodrigues destacou o processo de aprendizagem obtido por meio da seção de ensino. “O curso teve caráter mais prático do que teórico, com uma metodologia facilitada pela apresentação de situações que acontecem no nosso trabalho e a discussão de soluções para os problemas enfrentados no dia a dia”, disse.

Foram apresentados exemplos aos participantes e realizadas dinâmicas, focando nos instrumentos necessários para que o líder consiga melhorar sua postura, a comunicação, o entrosamento entre os membros e, por conseguinte, elevar o desempenho da sua equipe.

Ensinou-se a diferença entre o chefe e o líder; enquanto o primeiro manda fazer, o segundo mostra o caminho e, ainda, vai junto. Também que o bom relacionamento com as pessoas determina o ambiente e seus resultados.

Evaldo Pereira elogiou a iniciativa como instrumento de qualificação na área de gestão pública. “A imersão, durante dois dias, me proporcionou atualizar informações e adquirir conhecimentos novos que serão aplicados na gestão da unidade onde atuo. O curso oferece material de ótima qualidade e a facilitadora, Karin Webster, conseguiu transmitir suas experiências como auditora. Agradeço ao TCU pela parceria com a nossa instituição, que tem proporcionado cursos voltados à formação de gestores dos órgãos parceiros”, disse o diretor sistêmico de Comunicação do Ifac.

(Com fotos e informações da Escola do Poder Judiciário)