Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Reitoras do Ifac e Ufac participam de reunião da bancada federal com o MEC

Reitoras do Ifac e Ufac participam de reunião da bancada federal com o MEC

Reunião de parlamentares acreanos com ministro da Educação é realizada para discutir bloqueio de recursos

• Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 20h42
  • Última atualização em Quinta, 20 de Junho de 2019, 08h40

Em reunião realizada na tarde da terça-feira (18.06), em Brasília, sobre a liberação do orçamento bloqueado do Instituto Federal do Acre (Ifac) e da Universidade Federal do Acre (Ufac), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, garantiu à bancada federal do Acre, que vai avaliar as demandas apresentadas pelas duas instituições, conforme documento protocolado com o detalhamento orçamentário e execução financeira. "Nenhuma instituição irá fechar", garantiu o ministro aos participantes da reunião.

Estiveram presentes à reunião, a reitora Rosana Cavalcante dos Santos e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Acre, e pela Universidade Federal do Acre, a reitora Guida Aquino e o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Ricardo Hid. Participaram, também, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Ariosto Antunes Culau, e o Secretário de Educação Superior (SESU), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior.

A reitora Rosana Cavalcante dos Santos fez uma avaliação da reunião, destacando que foi um passo importante para o entendimento do ministro sobre o papel que instituições como o Ifac e Ufac desenvolvem no Acre, pois são as únicas instituições de ensino superior federal no Acre e, no caso do Ifac em especial, assumindo também o protagonismo da Educação Profissional. "Este tipo de debate fornece ao governo informações sobre as particularidades do Norte e o efeito negativo do bloqueio orçamentário".

Rosana Cavalcante reiterou que, com o bloqueio orçamentário realizado no Ifac, a instituição não terá limite orçamentário suficiente para honrar todos os compromissos contratuais até o fechamento do exercício de 2019, caso as despesas não sejam ajustadas. “Entendemos que o bloqueio é significativo e poderá inviabilizar o funcionamento do Ifac e da Ufac. Por isso estamos buscando interlocução com diversos agentes públicos, participando de reuniões com frentes parlamentares, desde o anúncio dos bloqueios, a fim de garantir a integralidade do orçamento do Instituto”.

A reitora enfatizou, ainda, que mantém diálogos na esfera legislativa como forma de reverter o bloqueio, além de participar das reuniões dos colegiados de cada instituição, como o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A reunião com o ministro contou com a participação do governador do Estado, Gladson Cameli, do coordenador da bancada, senador Sérgio Petecão, da senadora Mailza Gomes e do senador Márcio Bittar; dos deputados Alan Rick e Mara Rocha; da Secretária de Planejamento do Estado, Maria Alice; do secretário de Estado de Educação, Mauro Sérgio; e do prefeito do município de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro.

(Fotos: Assessoria de Imprensa/MEC)