Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Reitora do Ifac é eleita primeira secretária regional da SBPC Acre

Reitora do Ifac é eleita primeira secretária regional da SBPC Acre

Rosana Cavalcante dos Santos toma posse no dia 25 de julho, durante 71ª Reunião Anual da SBPC, em Campo Grande (MS)

• Publicado: Quinta, 20 de Junho de 2019, 09h01
  • Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 13h08

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Acre (SBPC) divulgou, na segunda-feira (17.06), o resultado das eleições para diretoria geral, conselhos e secretarias regionais. No Acre, a professora e pesquisadora Rosana Cavalcante dos Santos, que também é reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), foi eleita como secretária regional.

Esta é a 1ª vez que a unidade acreana participa do pleito eleitoral da SBPC e tem um representante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica coordenando a secretaria regional. No Acre, a unidade da SBPC foi instituída em maio 2018, durante encontro da comunidade científica acreana, ocorrido em Rio Branco.

Os candidatos eleitos para a diretoria geral, conselhos e secretarias regionais irão atuar durante o biênio 2019-2021.

Para Rosana Cavalcante dos Santos, é muito importante integrar a primeira formação administrativa da SBPC Acre. Ela ainda destacou a relevância de se ter o Instituto Federal do Acre também integrando a Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência em nosso Estado.

“É um grande prazer ter sido eleita no Acre, tanto como professora, pesquisadora e reitora do Ifac. Quero também agradecer a todos que votaram em mim. A SBPC é uma organização sem fins lucrativos, que populariza a ciência, através de ações diversas, em todos os estados brasileiros. Ter uma unidade no Estado é um grande privilégio, pois vai contribuir ainda mais para as discussões envolvendo a área de pesquisa, além de auxiliar no direcionamento das políticas publicas do Acre, no que diz respeito à ciência e tecnologia”, afirmou a secretária regional da SBPC Acre.

Ainda de acordo com Rosana Cavalcante dos Santos, dentre os trabalhos a serem desenvolvidos junto à Regional Acre está o trabalho de divulgação e popularização das pesquisas que são desenvolvidas localmente. “O objetivo é dar mais visibilidade às pesquisas que são desenvolvidas no Acre, como também às instituições que desenvolvem estes trabalhos e, mais do que isso, fazer uma grande network de parceiros em nosso Estado em prol da área de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação”.

De acordo com anúncio da SBPC, a posse dos novos membros será realizada no dia 25 de julho, durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, em Campo Grande (MS).

SBPC Acre - Instituída em 11 de maio de 2018, durante encontro da comunidade científica acreana, ocorrido em Rio Branco, a SBPC Acre tem objetivo de contribuir para a expansão da educação, ciência e tecnologia junto à sociedade local, como também auxiliar nas discussões para o desenvolvimento social e sustentável no Acre.

Desde janeiro de 2019, pesquisadores de diversas instituições locais têm se reunido com objetivo de estruturar a unidade da SBPC no Acre e fomentar atividades que envolvam a formação educacional, científica e tecnológica no Estado.

Secretaria Executiva da SBPC/Regional Acre define planos para 2019

Reitora do Ifac assume titularidade da Secretaria Executiva da SBPC no Acre

(Com informações da Secretaria Executiva Regional da SBPC Acre)