Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Conif e Embrapa firmam acordo de cooperação para inclusão tecnológica

Conif e Embrapa firmam acordo de cooperação para inclusão tecnológica

Documento foi assinado durante abertura da 97ª Reunião Ordinária do colegiado

• Publicado: Terça, 02 de Julho de 2019, 08h19
  • Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2019, 08h27

A assinatura do acordo de cooperação entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ocorreu na abertura da 97ª Reunião Ordinária do colegiado, nesta terça-feira, 2/7, em Brasília. Com isso, as duas entidades se comprometem a executar novas ações que irão democratizar e ampliar o acesso de estudantes e produtores rurais a pesquisas, publicações e tecnologias.

Para a Rede Federal, a parceria é estratégica, segundo análise do presidente do Conif e reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva. “A Embrapa tem um acervo de conteúdo significativo, com livros, vídeos e pesquisas, por exemplo. Todo esse material irá complementar o que é ensinado dentro de nossas instituições”, disse. “Esse é só o começo da parceria. É um grande momento para as duas entidades e para o desenvolvimento da cultura agrícola no Brasil”, complementou.

Além do acesso às plataformas de conhecimento da Embrapa, os estudantes e professores da Rede Federal também poderão conhecer e estudar quase 200 espécies vegetais que foram melhoradas geneticamente. Com materiais disponibilizados pela Empresa, a parceria prevê ainda a instalação de dez Unidades de Referência Tecnológica nas instituições associadas ao Conif. Os espaços serão espalhados pelo País e vão atender diferentes institutos federais.

Durante sua fala ao Pleno do Conif, o diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber de Oliveira Soares, destacou a capilaridade da Rede Federal e ressaltou que o propósito central da parceria é a união de agendas e esforços para levar conhecimento tecnológico e transformação para o meio rural brasileiro. “As instituições da Rede Federal chegam a muitas regiões que não conseguimos ir e podem nos ajudar a difundir o conhecimento a quem de fato precisa. Os 42 centros de pesquisa da Embrapa estão à disposição”, concluiu.

De acordo com a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac) e vice-presidente de Relações Parlamentares do Conif, Rosana Cavalcante dos Santos, o termo de cooperação vai contribuir ainda mais para com as ações que o Ifac já vinha desenvolvendo com a Embrapa Acre. "Este já era um termo (de cooperação) que esperávamos assinar e essa parceria nacional, entre Conif e Embrapa, só vem reforçar nosso compromisso como instituição da Rede Federal. Um momento importante, pois agora teremos novos compromissos que, com certeza, vão chegar até às unidades locais da Embrapa e fortalecer o que trabalho que já fazíamos no Acre, por exemplo. Fico muito feliz em participar deste momento e poder ter o Ifac trabalhando em conjunto com essa importante instituição", destacou.

(Fotos e Informações: Marcus Fogaça | Assessoria de Comunicação Conif)