Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Abertas inscrições para pré-seleção de intercâmbio no Japão

Abertas inscrições para pré-seleção de intercâmbio no Japão

O Ifac selecionará um estudante de curso técnico integrado para representar a instituição na seletiva final do Conif

• Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 11h48
  • Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 11h48

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas para pré-seleção de intercâmbio no Japão. O Ifac será responsável por selecionar um estudante de curso técnico integrado, que irá representar a instituição na seletiva nacional que será realizada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

As inscrições seguem até o dia 25 de agosto e devem encaminhadas para o e-mail para arint.reitoria@ifac.edu.br. Os documentos que deverão ser enviados são: cópia de documento válido de identificação com foto; cópia oficial do histórico acadêmico mais recente com coeficiente de rendimento acadêmico (CRA); curriculum vitae; certificação internacional de proficiência em inglês válida (não expirada), com nível mínimo B1 no CEFR, quando houver; formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado; cópia dos documentos que comprovem a experiência apresentada pelo candidato no formulário de inscrição em um único arquivo PDF; formulário de autorização dos pais ou responsáveis legais para participar da seletiva (para menores de idade); declaração de compromisso atestando que o candidato disseminará os resultados da experiência de intercâmbio na comunidade acadêmica; e formulário de liberação de informações pessoais e imagem.

Acesse aqui o edital

Para os estudantes que ainda não tenham o certificado internacional de proficiência em inglês válido, deverão realizar avaliação de proficiência em inglês. O teste será aplicado no dia 26 de agosto, a partir das 14h, nos campi Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. A prova contará com 90 perguntas objetivas de listening, reading e language use. O candidato também deverá escrever um texto em inglês com as temáticas já definidas no edital.

Intercâmbio

O intercâmbio, que terá duração de sete dias, faz parte de uma com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST, na sigla em inglês), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Conif e o Sakura Science High School Program, que levará 10 estudantes da Rede Federal para o Japão.

Serão selecionados dois estudantes de cada região do Brasil. Eles terão sete dias de imersão na área de ciência e tecnologia avançada, a partir de visitas a centros de pesquisa e universidades, participação em aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel e demais atividades ao lado de discentes japoneses e de outros países. As atividades in loco serão acompanhadas por dois servidores da Rede Federal.

O programa custeará todas as despesas dos representantes brasileiros – passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto japonês. Somente os valores referentes à emissão do passaporte e à entrevista no consulado japonês para obtenção do visto não serão cobertos.

A expectativa é de que a viagem para o Japão aconteça entre os dias 23 a 29 de novembro.

(Informações: Bárbara Bomfim e Lena Marinho | Assessoria de Comunicação Conif)