Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Reitora do Ifac é reeleita para a Diretoria Executiva do Conif

Reitora do Ifac é reeleita para a Diretoria Executiva do Conif

Eleição ocorreu nesta quarta-feira (04/12) e a reitora Rosana Cavalcante dos Santos foi reeleita na Vice-presidência de Relações Parlamentares

• Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 11h15
  • Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 12h18

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, foi reeleita como vice-presidente de Relações Parlamentares do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), durante a 102ª Reunião Ordinária, que será encerrada amanhã, em Brasília.

A reitora do Ifac disse que a sua reeleição é resultado de um trabalho desenvolvido em defesa da Rede Federal e do compromisso com o ensino público, gratuito, de qualidade e inclusivo defendido durante este mandato junto aos parlamentares e instituições representativas. Segundo o Conif, esta é a primeira vez que a Diretoria do Conselho terá duas reitoras em sua composição.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela, foi eleito presidente.  A diretoria eleita, que tomará posse em fevereiro de 2020, será composta ainda pelo reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Paulo Henrique Gomes de Lima, como vice-presidente Administrativo; pela reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Regina de Souza Fernandes, como vice-presidente de Assuntos Acadêmicos; e pelo reitor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Willian Silva de Paula, como vice-presidente de Relações Institucionais.

O novo presidente foi diretor-geral da Escola Técnica Federal do Espírito Santo (ETFES) e do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefet-ES). Como presidente do Conselho dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica do Brasil (Concefet) – colegiado que, juntamente com outros conselhos, deu origem ao Conif –, ele coordenou, como reitor pró-tempore, a transformação do Cefet-ES em Ifes.

Ao expor o Plano de Ação, o dirigente ressaltou que a próxima gestão terá como base a continuidade do trabalho que já vem sendo realizado pela atual Diretoria Executiva e apresentou o projeto “Governança Conif 2020”. “O documento foi elaborado depois de observarmos as exposições do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR), e também dos coordenadores das Câmaras e Fóruns do Conselho, ambos ocorridos nessa terça-feira, 3/12. Assim, alinhamos as informações compartilhadas com a realidade deste colegiado”, explicou.

Eleição Diretoria 2020 – A comissão eleitoral foi presidida pelo reitor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Charles Okama de Souza, e teve como membros a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Carla Comerlato Jardim, e o secretário executivo do Conif, Alexandre Bahia.

Na ocasião, também foi escolhida a nova composição do Conselho Fiscal do Conif. Serão membros titulares os reitores dos Institutos Federais Baiano (IF Baiano), Aécio José Araújo Passos Duarte; do Paraná (IFPR), Odacir Antonio Zanatta; e de Roraima (IFRR), Sandra Mara Botelho. Os membros suplentes serão os reitores dos Institutos Federais do Pará (IFPA), Claudio Alex Jorge da Rocha; do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck; e de São Paulo (IFSP), Eduardo Antônio Modena.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif)