Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Servidores do Ifac recebem capacitação sobre o sistema SEI

Servidores do Ifac recebem capacitação sobre o sistema SEI

O curso teve objetivo de ampliar os conhecimentos e também garantir mais eficiência administrativa à instituição

• Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 16h42
  • Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 16h48

Servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac) receberam capacitação sobre o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), atualmente utilizado pelas instituições federais para gerenciar documentos e processos eletrônicos. O curso, denominado “Multiplicadores SEI”, foi realizado nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, no campus Baixada do Sol.

Ao todo, 35 técnicos-administrativos participaram das aulas e puderam receber novas informações, como também ampliar conhecimentos para garantir mais eficiência administrativa às unidades da Reitoria e campi.

Conforme informações do Ministério da Economia, o SEI é um sistema que foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), que faz parte de uma iniciativa conjunta de diversas instituições, com objetivo de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico.

A capacitação, que foi ofertada pela Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp), através da Coordenação de Capacitação e Qualificação (Cocap), foi mediada pelo presidente do Comitê de Gerenciamento do SEI, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Francivaldo Brito de Morais, que também é arquivista. Ao todo, foram ministradas 24 horas de curso.

De acordo Francivaldo Morais, a capacitação ofertada aos servidores do Ifac contou com dois momentos. A primeira parte do curso foi destinada a apresentação de noções básicas sobre documentação e arquivamento, e em um segundo momento, os participantes puderam aprender na prática as funções existentes no sistema SEI.

“Repassar conhecimento aos colegas dos Institutos Federais (IFs) é importante. Fui convidado para auxiliar o Ifac e de pronto me dispus a estar aqui. Já estive nessa fase inicial de compreensão sobre o sistema e durante os últimos dias foi possível trazer experiências e novas práticas que estão dando certo no IFCE e que podem dar certo no Ifac. Acredito que conseguimos concluir o curso com todos os participantes tendo um nível muito bom de conhecimento sobre o SEI. Tenho certeza que todos estão prontos para serem multiplicadores de conhecimento na instituição”, destacou Francivaldo Brito de Morais.

Servidor do campus Xapuri, Santos Oliveira da Silva, também participou da capacitação e destacou a importância de receber mais informações sobre o sistema que atualmente é utilizado pelo Ifac. Segundo ele, a possibilidade de acessar os processos e documentos de forma online vai contribuir para um melhor atendimento ao público e gerenciamento dos processos.

“Para nós, servidores que trabalham no setor administrativo, é de grande importância essa capacitação, visto que foi possível ampliar os conhecimentos sobre o SEI. Além disso, o sistema vai dar mais agilidade na tramitação dos processos. Acredito que o SEI vem com essa proposta e a capacitação veio para contribuir e nos auxiliar com mais aprendizados”, destacou Santos Silva.

De acordo com a coordenadora da Cocap, Alessandra Silva Cavalcante Albuquerque, a ideia de desenvolver uma capacitação para que os participantes fossem multiplicadores de informações teve o objetivo de fazer com que os demais servidores da instituição também tivessem acesso aos conhecimentos repassados durante o curso.

“Foram dias de aprendizado, troca de conhecimento e novas informações. A ideia dos servidores capacitados serem multiplicadores de conhecimento surgiu com objetivo de fazer com que mais e mais servidores possam ter acesso às informações repassadas no curso, porém em seu ambiente de trabalho. Quero aproveitar e agradecer o Francivaldo Morais, que esteve conosco para essa capacitação, como também a todos os servidores da Reitoria e dos campi que realizaram o curso”, finalizou Alessandra Albuquerque.