Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Nota Oficial

Nota Oficial

Ifac emite Nota Oficial sobre a nomeação da professora Rosana Cavalcante dos Santos ao cargo de Reitora pro tempore da instituição

• Publicado: Quarta, 15 de Abril de 2020, 07h00
  • Última atualização em Quarta, 13 de Mai de 2020, 08h19

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) vem a público informar sobre a nomeação da professora Rosana Cavalcante dos Santos, ao cargo de Reitora pro tempore da instituição, conforme Portaria nº 385, de 14 de abril de 2020, do Ministério da Educação (MEC).

A nomeação como pro tempore ocorre devido ao encerramento, nesta terça-feira (14.04), de seu mandato como reitora eleita do Ifac, referente ao quadriênio 2016-2020.

O Ifac informa, ainda, que o processo de nomeação da professora Rosana Cavalcante dos Santos, como reitora reeleita para o exercício 2020-2024, resultante da Consulta Eleitoral realizada em 2019, foi analisado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com parecer favorável da Consultoria Jurídica do MEC, e enviado para a Casa Civil para assinatura do Presidente da República, no dia 03 de abril de 2020, e posterior publicação.

No entanto, no dia 08 de abril de 2020, ocorreu o protocolo de uma denúncia que está sendo devidamente apurada e sobre a qual o Ifac já apresentou todas as informações necessárias, obedecendo os fluxos exigidos na Administração Pública.

O Ifac reforça que o processo de Consulta Eleitoral de 2019 obedeceu a legislação e os regramentos aplicáveis em sua integralidade, sendo homologado pelo Conselho Superior (Consu) e, em momento algum, foi objeto de impugnação, sendo concluído com a participação democrática da comunidade e toda a lisura e transparência.

A nomeação da professora Rosana Cavalcante dos Santos, nesse momento, como Reitora pro tempore é reflexo da confiança e credibilidade que são dadas ao seu trabalho ético, eficiente e transparente junto ao Instituto Federal do Acre e tem como preocupação evitar a descontinuidade das atividades institucionais.

Após análise do processo pela Setec a professora Rosana Cavalcante dos Santos terá sua nomeação definitiva como reitora eleita em processo de Consulta Eleitoral democrático, participativo e realizado de forma transparente.

O Ifac reafirma, portanto, seu compromisso com a gestão transparente, ética, democrática e, também, com a consolidação dos direitos conquistados pela comunidade acadêmica.

Rio Branco (AC), 15 de abril de 2020.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Leia aqui a PORTARIA Nº 385, DE 14 DE ABRIL DE 2020 no DOU