Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria > Ifac inicia campanha em comemoração aos seus 10 anos
Início do conteúdo da página
Reitoria

Ifac inicia campanha em comemoração aos seus 10 anos

Quem acompanha o Instituto nas redes sociais poderá conferir, durante todo o mês de junho, as publicações da campanha: “Ifac, 10 anos! Você também faz parte dessa história”

  • Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 12h44
  • Última atualização em Domingo, 21 de Junho de 2020, 12h41

Em 21 de junho de 2010, os primeiros servidores efetivos do Instituto Federal do Acre (Ifac) foram empossados pelo reitor pro tempore Elias Vieira de Oliveira em uma emocionante cerimônia no Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco. Em 2010, também foi realizado o primeiro processo seletivo do Ifac com a oferta de cursos técnicos e superiores nas unidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre abria as suas portas para receber a comunidade.

Para comemorar esse importante momento, o Ifac preparou a campanha “Ifac, 10 anos! Você também faz parte dessa história” com publicações nas redes sociais durante todo o mês de junho.

Ex-alunos e servidores que estiveram no Ifac desde o início vão dar seus testemunhos sobre a transformação provocada pelo Instituto em suas vidas. Quem acompanha o Instituto no Instagram também poderá responder a enquetes semanais e interagir enviando fotos ou vídeos de momentos especiais que viveu no Ifac.

Siga o Ifac nas redes sociais! Facebook, Instagram e Twitter

Além disso, no início do ano foram entregues aos servidores as edições especiais da agenda e calendário 2020 que também fazem parte da campanha em comemoração aos dez anos do Ifac.

Em virtude da suspensão das atividades presenciais no Ifac, não está programado nenhum evento nas instalações da instituição para a comemoração dos 10 anos, como explica a reitora, Rosana Cavalcante dos Santos: “Este mês o Ifac completa 10 anos e, devido à pandemia da Covid-19, não poderemos realizar as ações planejadas para comemorar esta data tão importante para nossa instituição e para o Acre.”

Apesar disso, a campanha será realizada inteiramente com ações online, levando em consideração a contribuição do Ifac nestes 10 anos, transformando as vidas de milhares de pessoas através das ações de ensino, pesquisa e extensão nos seis campi e polos de educação a distância.

Leia mais sobre a campanha #Ifac10anos no final desta matéria

O Ifac investiu na valorização do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, o que foi determinante para que o nosso Instituto se tornasse referência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado, contribuindo para o desenvolvimento do Acre. Por isso, mesmo sem grandes eventos, vamos homenagear nossos servidores, alunos e parceiros através da campanha ‘Você também faz parte’. As homenagens serão uma forma de reconhecer o apoio e a dedicação de todos na transformação do sonho de uma Escola Técnica, no passado, em um Instituto Federal presente, que oferece educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva a milhares de jovens no Estado", destaca a reitora.

Selo dos 10 anos

O selo comemorativo dos dez anos do Ifac foi escolhido em votação da comunidade, em julho de 2019. A arte apresenta diversos elementos que remetem aos dez anos. Na imagem é possível observar o número 10 apresentado de forma estilizada e nas cores vermelho e verde, que são as mesmas da marca do IF. Além disso, o intervalo de tempo 2010/2020 marca o período em que a instituição está em atividade, o que também aparece na base do selo. A arte ainda conta com o mapa do Estado do Acre.

História

A semente do que viria a ser o Ifac foi plantada, ainda em março de 2008, quando se realizou a primeira audiência pública para criação de uma Escola Técnica Federal na capital acreana e duas unidades avançadas, em Sena Madureira e em Cruzeiro do Sul. A doação dos terrenos para a instalação das três escolas foi efetivada naquele mesmo ano.

No final de 2008, em 29 de dezembro, Ifac foi criado quando o Governo Federal publicou a Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o Brasil. Contudo, durante um ano, o instituto existiu somente no papel.

Foi apenas no final de 2009, que o Governo Federal nomeou o primeiro reitor pro tempore do Ifac. A partir dessa nomeação, servidores federais oriundos de vários Estados do País com auxílio de colaboradores indicados pelo Governo do Estado do Acre iniciaram, em 2010, as atividades administrativas. Esse apoio, como do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) responsável por auxiliar na implantação do Ifac, viabilizou a realização do primeiro processo seletivo para ingresso de alunos e do concurso público para professores e técnicos.

Finalmente, na noite de 21 de junho de 2010, os primeiros servidores efetivos tomaram posse nos cargos de docentes e técnicos administrativos. Essa data foi escolhida para a celebração do aniversário do Ifac. Por isso, em 2020, o Instituto comemora dez anos de atuação no Estado do Acre com oferta de educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.

Leia mais sobre a campanha #ifac10 anos:

Em dez anos, Ifac já proporcionou o intercâmbio internacional de mais de 50 estudantes

Ifac em números: estudantes e servidores

Ifac 10 anos: obras e reformas

Conheça quem faz parte dessa história!

Ifac comemora 10 anos transformando vidas

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página